Crianças em idade escolar são paradas por militares do Exército e passam por uma revista. Elas estão com as mãos para cima e de frente para um muro. A foto que circula nas redes sociais, principalmente em grupos de aplicativo de celular, é verdadeira. Porém, foi feita em 1994, quando também ocorreu uma intervenção militar no Rio de Janeiro. Ou seja, não é verdadeiro que o ocorrido fora após o atual presidente Michel Temer (MDB) determinar nova intervenção no Estado do Rio.
A foto foi publicada na capa do principal jornal carioca, O Globo, em 23 de novembro daquele ano. A autora da foto é Márcia Foletto que, em entrevista a jornais e portais durante esta semana, disse que sempre a foto volta a ganhar destaque como se fosse atual.
Na foto de meados dos anos 1990, as crianças foram revistadas na entrada do morro Dona Mara, em Botafogo. À época, todas as pessoas eram revistadas para subir e também depois de descer o morro. Crianças também passavam por revista. Porém, neste caso que ganhou capa do jornal carioca, segundo a fotógrafa, foram as próprias crianças que se posicionaram como os adultos para imitá-los.
Fake News
Apesar de a foto ser verdadeira – e ter sido publicada por um grande veículo – pessoas se aproveitam para usar o conteúdo como se fosse atual, o que pode ser considerado Fake News (notícia falsa), pelo fato de ocorrer manipulação. Por isso, é recomendado que, antes de espalhar fotos ou textos, uma busca em sites de jornais, rádios e TV seja feito. Isso evitará transtornos para todos.
– BRASIL EM FOLHAS COM AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS – I3D 53117
Foto de militares do Exército revistando crianças no Rio é verdadeira?
Compartilhe