Mostra oferece concertos e oficinas gratuitas em Goiânia e mais três cidades

Redação Redação

A Mostra de Música Erudita do Estado de Goiás chega à sua terceira edição em 2018 com uma programação repleta de atrações para músicos, estudantes, pesquisadores e apreciadores da “arte primeira”. A programação do evento se estende de 1º de março a 21 de abril e prevê 10 concertos em Goiânia, três concertos no interior (Corumbá de Goiás, Anápolis e Piracanjuba) e cinco oficinas. Todas as atividades são gratuitas.

O intercâmbio de experiências é um dos principais objetivos do projeto, que traz a Goiânia importantes profissionais do Brasil e do exterior para oficinas e apresentações ao lado de músicos locais. Entre os convidados estão o maestro Thiago Santos (Brasil), o trompista e maestro Will Sanders (Alemanha), a pianista Thereza Bougard (Estados Unidos), o violista Ricardo Kubala (Brasil) e a violinista Eliane Tokeshi (Brasil).

“Nosso objetivo também é divulgar a produção dos músicos eruditos residentes em Goiás, aproximar o público, estimular jovens músicos e descentralizar a produção e a formação de plateia”, afirma o coordenador do projeto, Marcos Botelho. Maestro, trombonista e professor da Universidade Federal de Goiás (UFG), Botelho cita a montagem da obra A História do Soldado como um dos pontos altos da programação da mostra.

A História do Soldado, de Igor Stravinsky, será montada com músicos de grupos residentes convidados (Quinteto Metais do Cerrado, Quarteto Henrique Oswald e Quinteto Vazavento) sob a regência do maestro Carlos Costa. Saulo Dallago assinará a direção cênica e a encenação. A obra terá duas apresentações: uma delas aberta ao público, dia 6 de abril, no Teatro Basileu França, e a outra restrita a alunos, no dia 12 (mais detalhes na programação).

Abertura

O primeiro concerto da 3ª Mostra de Música Erudita reúne pela primeira vez a Banda Tonico do Padre e a cantora Maria Eugênia. A apresentação, sob a regência do professor Marcos Botelho, ocorre no dia na próxima quinta-feira, dia 1º de março, às 20 horas, no Teatro Goiânia. A entrada é gratuita, como em todas as atividades da Mostra.

Criada em 2016, a Banda de Câmara Tonico do Padre é composta por professores da Universidade Federal de Goiás (UFG), do Instituto Federal de Goiás (IFG), da Secretaria de Estado da Educação, Cultura e Esporte (Seduce) e por músicos das orquestras Filarmônica de Goiás (OFG) e Sinfônica de Goiânia (OSG). Seu repertório é dedicado a compositores brasileiros, sobretudo goianos. O grupo busca a sonoridade das antigas bandas de coreto da virada do século 19 ao 20, em performances de alto nível artístico.

Maria Eugênia estudou piano, formou-se em música e foi professora. “Mas o canto me pegou de jeito quando fui participar de um concurso de canto para desafiar minha timidez. Compositores começaram a me pedir para interpretar suas músicas em festivais e me encantei com esse trabalho de recriar, arranjar novas e antigas músicas, nunca mais parei”, conta. A cantora que já foi chamada de “a voz de Goiás” gravou seu primeiro disco solo em 1992. De lá pra cá, excursionou pela África, Europa e Américas, interpretou tema de novela e segue lançando novos trabalhos.

Oficinas

Além dos concertos, a 3ª Mostra de Música Erudita do Estado de Goiás reserva espaço para oficinas gratuitas ministradas pelos profissionais convidados – todos eles expoentes em suas áreas de atuação: Will Sanders (trompa e música de câmara para metais), Eliane Tokeshi (violino), Ricardo Kubala (viola), Thereza Bougard (piano) e Thiago Santos (regência). Informações sobre datas e inscrições podem ser obtidas no site musicagoias.com.

Créditos

A 3ª Mostra de Música Erudita do Estado de Goiás é um projeto contemplado pelo Fundo de Arte e Cultura do Estado de Goiás 2016 e apresentado pela Secretaria de Estado da Educação, Cultura e Esporte (Seduce) e pelo Governo de Goiás. Tem o apoio da Universidade Federal de Goiás (UFG), da Escola de Música e Artes Cênicas (Emac-UFG), da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proec), do Centro Cultural UFG, da Secretaria de Estado de Desenvolvimento (SED), do Instituto Tecnológico de Goiás em Artes Basileu França e da Orquestra Sinfônica Jovem do Estado de Goiás (OSJG). A realização é da ArteBrasil Projetos Socioculturais e da Botelho Produções.

Serviço:

3ª Mostra de Música Erudita do Estado de Goiás

Data: de 1º de março a 21 de abril de 2018
Locais: Goiânia, Anápolis, Corumbá de Goiás e Piracanjuba
Abertura: Banda Tonico do Padre e Maria Eugênia, quinta-feira, dia º de março de 2018
Horário: 20 horas
Local da abertura: Teatro Goiânia
Acesso: entrada franca – BRASIL EM FOLHAS COM AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS – I3D 53548

A BRASIL EM FOLHAS utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições. Aceitar Consulte mais informação

Política de Privacidade e Cookies