Nesta quinta-feira, dia 1º de março, às 8 horas, no Auditório da Superintendência de Educação em Saúde e Trabalho para o SUS, em Goiânia, a cerimônia de acolhimento dos Residentes da Área Médica e Multiprofissional da Secretaria da Saúde de Goiás. Serão acolhidos 188 profissionais de saúde, sendo 118 médicos e 70 profissionais de outras áreas, que iniciam as atividades nas unidades assistenciais do Estado em 2018.

Os programas de residência médica e multiprofissional são oferecidos sob a supervisão e assessoria da Escola Estadual de Saúde Pública Cândido Santiago, da Sest-SUS. As especializações médicas são distribuídas em 35 diferentes áreas da medicina e as residências multiprofissionais são voltadas para profissionais de biomedicina, enfermagem, farmácia, fisioterapia, fonoaudiologia, nutrição, odontologia, psicologia, serviço social e terapia ocupacional, visando à capacitação dos profissionais para atuar no Sistema Único de Saúde em áreas consideradas prioritárias pelo Ministério da Saúde (MS).

Pós-graduação
As residências constituem uma modalidade de ensino de pós-graduação, funcionando em instituições de Saúde, sob a orientação de profissionais de elevada qualificação ética e profissional. Estes programas quando cumpridos integralmente dentro de uma determinada especialidade conferem ao profissional o título de especialista.

Nos programas, os residentes têm a oportunidade de aprimorar habilidades técnicas, o raciocínio clínico e a capacidade de tomar decisões, valorizando as ações de saúde no SUS. Além disso, a grade curricular também foi construída de forma a promover a integração das equipes multiprofissionais para a prestação da assistência de qualidade aos pacientes, sempre considerando os aspectos científicos, éticos e sociais. – BRASIL EM FOLHAS COM AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS – I3D 53867