Câmara realiza sessão solene para entrega da medalha Mietta Santiago

0 Shares
0
0
0
0

Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, a Câmara realiza hoje uma sessão solene de outorga da medalha Mietta Santiago.

Criada no ano passado por iniciativa da Secretaria da Mulher, a condecoração visa agraciar mulheres e homens brasileiros e estrangeiros com o objetivo de valorizar iniciativas relacionadas aos direitos das mulheres, em especial as que promovam a melhoria da qualidade de vida das mulheres; o aumento da liderança e participação das mulheres na sociedade; a eliminação de todas as formas de violência contra as mulheres e meninas; e a formulação de leis, políticas e programas de igualdade entre homens e mulheres.

Receberão a homenagem a juíza Sueli Zeraik de Oliveira Armani, a Dra. Celina Maria Turchi Martelli, a professora Helley de Abreu Silva Batista, a escritora Glória Perez, a artista Joana D ´Arc da Silva Cavalcante, a irmã Lourdes Maria Staudt Dill, a médica legista Maria Letícia Fagundes e Tereza Cristina dos Reis Ferreira.

História
Mietta Santiago é o pseudônimo de Maria Ernestina Carneiro Santiago Manso Pereira. Nascida em Varginha (MG), ela questionou, por meio de um mandado de segurança em 1928, a proibição do voto feminino no Brasil, afirmando que isso violava a Constituição então vigente, que não vetava esse voto. Conseguiu assim o direito de votar e o de concorrer ao cargo de deputada federal.

A sessão solene ocorrerá às 9 horas, no Plenário Ulysses Guimarães.


– BRASIL EM FOLHAS COM AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS – I3D 55325

0 Shares
You May Also Like