Defesa Civil do DF fará testes de segurança em barragem do Paranoá

0 Shares
0
0
0
0

A Defesa Civil do Distrito Federal fará, na segunda-feira (18), testes na sirene localizada na barragem do Lago Paranoá. No local também funciona a pequena central hidrelétrica (PCH) Paranoá da Companhia Energética de Brasília (CEB). O objetivo é verificar se o alerta, acionado em casos de emergência, pode ser ouvido, a cada 2 quilômetros, até uma distância de 10 quilômetros da Barragem.

A iniciativa é feita em parceria com a CEB. A PCH Paranoá está na lista das 142 usinas que serão fiscalizadas até maio pela Agência Nacional de Energia Elétrica. A agência reguladora começou nesta semana a fiscalização dessas barragens in loco.

De acordo com o governo do Distrito Federal (GDF), técnicos da Defesa Civil têm conversado com as famílias que moram no Núcleo Rural Boqueirão e no Paranoá. Elas se encontram no perímetro de 10 quilômetros a partir barragem, definido a partir do mapa de inundação fornecido pela CEB em caso de acidente.

Após os testes, a Defesa Civil fará uma reunião com a comunidade local e apresentará pontos de encontro, às margens direita e esquerda do Rio São Bartolomeu, onde os moradores estarão seguros em caso de rompimento da Barragem.

A medida tem caráter preventivo e visa orientar sobre os procedimentos a serem adotados em caso de alerta de anormalidade com a barragem, informou o GDF.

Edição: Fábio Massalli – BRASIL EM FOLHAS COM AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS – I3D 72347

0 Shares
You May Also Like