Tabaré Vasquez recebe trabalhadores do setor de gás no Uruguai

0 Shares
0
0
0
0

O presidente do Uruguai, Tabaré Vázquez, recebeu trabalhadores da subsidiária da Petrobras e sindicalistas na manhã de hoje (23). Ele se comprometeu a colaborar para uma solução pacífica para o conflito , que vinha se agravando nos últimos dias entre os trabalhadores e a empresa MontevideoGas, subsidiária da Petrobras no país, se arrasta há meses.

Os funcionários se comprometeram a suspender temporariamente a greve geral marcada para o dia 27 de maio, a fim de dar tempo às autoridades. Também participaram da reunião os ministros do Trabalho, Ernesto Murro; da Indústria e Energia, Guillermo Moncecchi; e da Economia, Danilo Astori.

Nos últimos dias, a tensão aumentou, após a Petrobras anunciar sua intenção de saída do país e de um plano de contingência que inclui demissões. Por outro lado, a situação se agravou depois que trabalhadores invadiram a sede da empresa, o chamado controle operário, proibido pela Justiça uruguaia.

Desde então, os funcionários vêm se mobilizando em greves de fome e passeatas, na tentativa de garantir os empregos.

Hoje, após a reunião com o presidente da República,os trabalhadores decidiram dar uma trégua e Vázquez se comprometeu a ajudar na resolução.

Ontem, durante ato de apoio aos trabalhadores do gás, representantes enviaram carta ao presidente, solicitando intervenção do governo. A reunião, então, foi marcada para a manhã de hoje.

Tentamos explicar a necessidade de uma saída conjunta, que neste momento passa por resguardar os postos de trabalho, afirmou Alejandro Acosta, dirigente do sindicato dos trabalhadores.

É claro que essa decisão que combinamos com o presidente, de dar uns dias a mais, sem prazo concreto, é necessário que submetamos a uma assembleia geral porque assim foi decidido e também vamos anunciar que, por enquanto, se manterá a greve de fome.

Dois trabalhadores estão em greve de fome desde o dia 30 de abril. A assembleia geral foi marcada para amanhã (24), às 11h, na sede do sindicato.

Edição: Maria Claudia – BRASIL EM FOLHAS COM AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS – I3D 75651

0 Shares
You May Also Like