Rio de Janeiro: primeiro bebê do ano nasce na Baixada Fluminense

0 Shares
0
0
0
0

Ângelo Gabriel Marques Santos foi o primeiro bebê do ano nascido na rede estadual de Saúde do Rio de Janeiro hoje (1º), exatamente à 0h02, no Hospital da Mãe, em Mesquita, na Baixada Fluminense.

Ele nasceu de parto normal, com 45 centímetros e 2.335 gramas. É o primeiro filho do casal Jorge Antônio Marques, de 39 anos, e Cíntia Valéria Santos da Silva, que é copeira, já tem outros filhos, Maicon, de 19, e Juan, de 17. Jorge e a mulher moram na comunidade da Chatuba, em Mesquita.

O pedreiro Jorge ficou emocionado com o nascimento do primeiro filho, que chegou em momento de comemoração. “Foi uma sensação incrível! Vi meu filho nascer, enquanto os fogos estouravam do lado de fora.”

Ao chegar em casa após o trabalho, por volta das 21h, ele encontrou a mulher já sentindo as primeiras contrações. Em seguida, foram para o Hospital da Mãe, onde Ângelo nasceu.

“Foi tudo muito rápido, ainda não estou acreditando. É muita felicidade!”, disse o papai de primeira viagem.

De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde, o Hospital Estadual da Mãe de Mesquita foi inaugurado em junho de 2012 e é a principal referência no atendimento de gestantes do SUS com perfil de baixa e média complexidades na Baixada Fluminense.

Em média a unidade realiza 700 partos por mês e registra uma das menores taxas de cesarianas da rede pública estadual (entre 25% e 27%). O hospital tem ambulatório de atendimento pré-natal e maternidade, com 100 leitos de alojamento conjunto, 15 leitos de UI Neonatal e 10 leitos de UTI neonatal, 12 salas de Pré-Parto, Parto e Pós-Parto (PPP), além de leitos de recuperação pós-anestesia, assistência a recém-nascidos e centro cirúrgico.
Gêmeos

Já na capital do Rio, o primeiro bebê do ano é o menino Rian, que chegou à 0h01 desta quarta-feira (1°), com 2,860 kg e 49 cm, no Hospital Municipal Ronaldo Gazolla. Uma curiosidade é que ele é irmão gêmeo de Gabriele, que nasceu no último momento de 2019, às 23h58, com 2,460 kg e 47 cm, portanto nascidos em anos diferentes. Os gêmeos são filhos de Jozeni Silva de Lima e Rodrigo Faustino da Silva.

Já em trabalho de parto, Jozeni chegou ao hospital às 23h10 e seguiu direto para o Centro Obstétrico. Rian e Gabriele são bebês prematuros de 35 semanas de gestação e nasceram de parto cesariano, na presença do pai, Rodrigo, que estava muito emocionado.

Os pais moram em Bangu, na zona oeste do Rio, e têm mais dois filhos. A equipe que fez o parto comemorou a chegada dos irmãos, nascidos com apenas três minutos de diferença. – Cristina Indio do Brasil – I5D 7976

0 Shares
You May Also Like