Desde o início da atual crise provocada pela Covid-19, o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) investe em Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) para apoiar agentes de segurança pública, profissionais do sistema penitenciário e servidores da Fundação Nacional do Índio (Funai) que atuam no enfrentamento da doença nos estados e municípios.

Até o momento, foram distribuídos cerca de 1.900.000 litros de álcool em gel, 44.000.000 de máscaras, 32.000.000 de luvas, 1.000.000 de aventais descartáveis, 60.000 óculos de proteção individual, além de 360.000 toucas, grande parte enviada aos profissionais de segurança pública dos 26 estados e do Distrito Federal.

Os quantitativos informados englobam a contratação centralizada pelo Ministério da Economia, em apoio ao MJSP, para a distribuição de EPIs, bem como aquisições diretas do MJSP e doações recebidas do Ministério da Saúde. Dessa forma, as pastas promoveram, em conjunto, um esforço concentrado para atender a demanda dos estados.

Destaca-se, ainda, que já foram distribuídas mais de 420 mil cestas básicas para a população indígena.

Por fim, o Ministério da Justiça e Segurança Pública, desde agosto de 2020, mantém no site painel de informações quanto às ações de enfrentamento à Covid-19, periodicamente atualizado, com o objetivo de compartilhar com a sociedade informações da atuação institucional.

Barreiras sanitárias em terras indígenas
Conforme as últimas informações constantes do Plano de Barreiras Sanitárias para os Povos Indígenas Isolados e de Recente Contato, foram instaladas 311 barreiras sanitárias, sem prejuízo à ação de vigilância ininterrupta e ao combate a ilícitos e a invasões às terras indígenas, por meio das 20 Bases de Proteção Etnoambiental (BAPE) na Amazônia Legal.

A Funai mantém uma Central de Atendimento específica para as solicitações dos povos indígenas relacionadas ao combate à Covid-19 e, em 24 de abril de 2020, foi ativada a Sala de Situação Sesai/Funai, nível central, para o enfrentamento à doença.

– Ag. Brasil – YWD 12813