Nesta quinta-feira (17), Goiás ganhará um dos mais modernos centros de formação de mão de obra para atuação em rede elétrica do Brasil, que atenderá não só a demanda crescente do Estado, mas de todo o País. Trata-se do Centro de Treinamento Avançado (CTA) da Enel Distribuição Goiás, construído em parceria com a Federação das Indústrias do Estado de Goiás (Fieg) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). A solenidade de inauguração, prevista para as 8h, contará com a presença do diretor do Departamento de Monitoramento do Sistema Elétrico do Ministério das Minas e Energia, Guilherme Silva de Godoi; do diretor-presidente da Enel Distribuição Goiás, José Luis Salas; do presidente da Federação das Indústrias do Estado de Goiás (Fieg), Sandro Mabel, do diretor regional do Senai, Paulo Vargas, e do secretário-chefe Geral da Governadoria, Adriano da Rocha Lima.

O novo Centro de Treinamento fica na Faculdade Senai Ítalo Bologna, em Goiânia, resultado de um investimento de mais de R$ 7 milhões da Enel, com contrapartida de cerca de R$ 3 milhões do Senai. A unidade tem capacidade de atender até 100 alunos por dia em cursos de formação e capacitação de mão de obra para atuar nos mais modernos tipos de rede de energia.

O empreendimento faz parte do Programa de Formação de Eletricistas da Enel em Goiás e vai possibilitar a sua ampliação. Desde o ano passado, a empresa montou 24 centros de formação e capacitação de eletricistas em todo o Estado, nove deles com apoio do Senai. Neles, 503 profissionais já se formaram e outros 544 estão em processo de conclusão de curso. Também já estão pré-selecionados outros 1.500 alunos, que ainda não começaram o curso por conta da pandemia. Além disso, foram requalificados mais de 3 mil eletricistas em todo o Estado, dentro dos padrões de qualidade e de segurança que são pilares da Enel em todo o mundo.

“Com o Centro de Treinamento Avançado, Goiás será referência nacional em formação de mão de obra para o setor de energia. Estamos gerando oportunidade, contribuindo para a geração de emprego e para o desenvolvimento do Estado”, comenta José Luis Salas. Segundo ele, a Enel Distribuição Goiás está investindo na construção de uma rede elétrica cada vez mais moderna e resiliente, com tecnologia aplicada em várias etapas do processo de fornecimento de energia. “Precisamos de profissionais preparados para atuar nessa rede e o Centro de Treinamento chega para atender à demanda desse novo momento”, enfatiza. Salas também ressalta que toda a mão de obra da Enel em Goiás será retreinada, para ampliar a qualidade do serviço prestado e ampliar o rigor em relação às regras de segurança. “A segurança, para nós, é prioridade máxima e a nossa meta em 2021 é zero acidente. Todos os eletricistas próprios e parceiros que prestam serviço à Enel passarão por novo programa de treinamento”, afirma.

Tecnologia

O Centro de Treinamento foi concebido com o que existe de mais avançado no mercado mundial do setor, integrando redes de alta, média e baixa tensão. No local foi instalada toda a cadeia de distribuição de energia, com transformador de alta, módulo híbrido, eletrocentro, centro satélite, subestação compacta, diversas topologias de rede, equipamentos de comando e controle de última geração, além de medidores inteligentes e sala de realidade virtual. “É um polo de capacitação completo, que disponibiliza todos os recursos necessários para simulação da operação, das intervenções na rede e práticas de segurança, proporcionando a formação plena dos profissionais da área”, afirma o diretor-presidente da Enel Distribuição Goiás.

Para o presidente da Fieg e do Conselho Regional do Senai, Sandro Mabel, a implantação do Centro de Treinamento Avançado consolida uma parceria importantíssima e promissora entre a Enel e o Sistema Indústria em Goiás. “Com o novo complexo vamos poder capacitar eletricistas de acordo com as novas tecnologias, dar condições para que eles se atualizem, além de ampliar a oferta de mão de obra qualificada. Estamos felizes com esse investimento que é fundamental para o desenvolvimento do Estado”, afirma.

O diretor regional do Senai, Paulo Vargas explica que no Centro de Treinamento serão preparados profissionais para atender toda demanda da Enel e das empresas prestadoras de serviços em Goiás, no Distrito Federal e em Estados vizinhos. “Esse novo ambiente de ensino será o melhor do País; temos competência técnica para isso. O objetivo é dinamizar a atuação do Senai e contribuir para a qualificação e requalificação de recursos humanos da empresa”.

Sobre a Enel Distribuição Goiás

A Enel Distribuição Goiás, subsidiária da multinacional italiana Enel, atende 237 municípios do Estado de Goiás, abrangendo 98,7% do território estadual, com cobertura de uma área de 336.871 km². A Região Metropolitana de Goiânia representa a maior concentração do total de 3 milhões de clientes atendidos pela companhia.