Goianésia e Gama empataram por 2 a 2 neste domingo (6), no estádio Valdeir Oliveira, na cidade de Goianésia (GO), pelo jogo de ida da segunda fase da série D do Campeonato Brasileiro. Com este resultado, avança o time que vencer o segundo confronto. Se houver empate, a vaga nas oitavas de final será decidida nos pênaltis.

Os donos da casa abriram o placar logo aos 10 minutos. Vanilson chutou e explodiu na zaga. Na segunda tentativa, o atacante abriu o placar. O Azulão do Vale voltou a assustar aos 20, em um chute de fora da área do volante Iran. A bola saiu por cima da meta do goleiro Roger. Aos 24, o Gama conseguiu empatar com Romário, após assistência de peito do atacante Michel Platini. O chute, de primeira, foi indefensável para o goleiro Artur. No restante da primeira etapa, as duas equipes alternaram o domínio do jogo.

Jogo de ida termina empatado em Goianésia.

Jogo de ida termina empatado em Goianésia.

Jogo de ida termina empatado em Goianésia. – Assessoria de Comunicação / Goianésia Esporte Clube
Após o intervalo, ambos os times diminuíram o ritmo intenso que foi imposto no primeiro tempo. Porém, aos 17, Vanilson fez o segundo gol dele no jogo em cobrança de pênalti, após o zagueiro do time brasiliense Gustavo Rambo colocar o braço na bola dentro da área. Aos 25, o Gama assustou em uma cabeçada de Platini. A bola saiu à direita da baliza de Artur. Em seguida, aos 37, Platini sofreu um empurrão de Dudu dentro da área e o árbitro Rodrigo Fonseca da Silva (MT) marcou pênalti. O próprio Platini cobrou deixando tudo igual no placar. O juiz ainda expulsou Dudu no lance do pênalti, deixando os goianos com um jogador a menos na partida.

Disputa vale vaga nas oitavas de final da Série D.

Disputa vale vaga nas oitavas de final da Série D.

Disputa vale vaga nas oitavas de final da Série D. – Assessoria de Comunicação / Goianésia Esporte Clube
Após estar com vantagem numérica em campo, o Gama pressionou e quase marcou o gol da vitória com o atacante Jonathan. Porém, o goleiro Roger evitou a derrota do Goianésia. Aos 51, Elves, da equipe goiana, também tomou cartão vermelho, mas não houve alteração no placar. Resultado final: Goianésia 2, Gama 2.

Gama e Goianésia voltam a se enfrentar no próximo domingo (13). A partida será realizada no estádio Bezerrão, em Brasília, às 16h. Quem passar de fase terá pela frente Marcilio Dias ou Ferroviária, que empataram ontem (5) por 0 a 0 no estádio Gigantão das Avenidas, no município de Itajaí (SC).

Outros jogos da Série D
Outros sete jogos foram realizados hoje (6) pela Série D do Campeonato Brasileiro. O Real Noroeste empatou por 1 a 1 com o Brasiliense no estádio Águia Branca, na cidade de Águia Branca (ES). O mesmo placar se repetiu em mais dois duelos. Em Cabo Frio (RJ), no Alair Corrêa, no confronto entre Cabofriense e São Luiz; e em Juiz de Fora (MG), no estádio Municipal de Juiz de Fora, na partida disputada por Tupynambás e Aparecidense.

Já o Globo-RN levou a melhor contra o ABC, vencendo por 2 a 1 no estádio Barrettão, no município de Ceará-Mirim (RN). Quem também levou a melhor foi o Vitória da Conquista, que derrotou o Salgueiro por 4 a 3 no Lomanto Júnior, em Vitória da Conquista (BA). O Coruripe também conseguiu um bom resultado, venceu o América-RN por 1 a 0 no estádio Gérson Amaral, em Coruripe (AL). E, por fim, em São Luís (MA), no Nhozinho Santos, Moto Club e Fast empataram por 2 a 2.

– Rafael Monteiro – Rádio Nacional-RJ – YWD 12835