O Termo de Compromisso para a implementação do Programa Mais Luz para a Amazônia no estado do Amapá foi publicado no Diário Oficial da União (DOU) desta quinta-feira (3). O ato tem como objetivo estabelecer as metas para o atendimento com energia elétrica à população residente em regiões remotas do Amapá que ainda não possui acesso a esse serviço público, e para as quais não é possível o atendimento com extensão de redes convencionais.

A previsão é de atendimento a mais de 2.500 famílias nos próximos dois anos, por meio de sistemas de geração que utilizam energia renovável, especialmente a energia solar, contribuindo para a preservação da Floresta Amazônica e a diminuição da emissão de gases do efeito estufa, além de incentivar a utilização de fontes renováveis de geração de energia elétrica.

Além disso, o acesso à energia elétrica possibilita o desenvolvimento social e econômico das comunidades localizadas na Amazônia Legal, tendo em vista que estimula o fomento de atividades voltadas para o aumento da renda familiar e pelo uso sustentável dos recursos naturais da região, proporcionando uma melhoria na qualidade de vida dessa população.

O Termo de Compromisso foi celebrado entre o Ministério de Minas e Energia e a Eletronorte, tendo como intervenientes a Centrais Elétricas do Amapá (CEA), a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), a Centrais Elétricas Brasileiras S.A. (Eletrobras) e a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE).


Com informações do Ministério de Minas e Energia

– Ag. Brasil – YWD 12783