Retrospectiva 2020 – Relembre os fatos que marcaram fevereiro

0 Shares
0
0
0
0

A infecção provocada pelo novo coronavírus passou a receber o nome oficial de covid-19 em fevereiro de 2020. O nome é um acrônimo do termo doença por corona vírus em inglês – CoronaVirus Deceased 2019.

O contínuo aumento de casos fez a Organização Mundial da Saúde (OMS) elevar para “muito alto” o risco em nível global de disseminação do vírus.

Um grupo de pesquisadores brasileiros fez o primeiro sequenciamento genético do coronavírus na América Latina. O trabalho foi desenvolvido pelo Instituto Adolfo Lutz, em parceria com o Instituto de Medicina Tropical da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) e com a Universidade de Oxford, da Inglaterra.

Em fevereiro, o Ministério da Saúde confirmou o primeiro caso de um brasileiro infectado pelo novo coronavírus. Tratava-se de um homem de 61 anos, morador da cidade de São Paulo, que esteve na região da Lombardia, no norte da Itália, entre os dias 9 e 21 do mesmo mês.

Após confirmar o primeiro caso no país, o Ministério da Saúde anunciou que iria antecipar a vacinação contra a gripe em 2020. Prevista para abril, a imunização teve início no dia 23 de março.

O novo coronavírus alterou comércio o exterior diante da expectativa de aumento de casos no país, principalmente pelos contatos entre empresários nacionais e estrangeiros, em especial da China e de países europeus.

Repatriação de brasileiros na China
Em fevereiro, o Itamaraty e o Ministério da Defesa anunciaram que trariam de volta ao país todos os brasileiros que se encontravam na região de origem da epidemia e que manifestassem desejo de retornar.

A Caixa Econômica Federal anunciou em fevereiro o lançamento de uma nova linha de crédito habitacional com taxa fixa. As contratações passaram a ser feitas com juros de 8% a 9,75% ao ano, dependendo do tempo de financiamento e do relacionamento do cliente com o banco.

Carnaval
Unidos do Viradouro foi a grande campeã do carnaval do Rio de Janeiro. Esta foi a segunda vitória da escola, que também levou o título 1997. Em segundo lugar ficou a Acadêmicos do Grande Rio.


A escola de samba Águia de Ouro foi a campeã do grupo especial do carnaval de São Paulo de 2020. Este foi o primeiro título da agremiação, que foi a quinta a entrar no sambódromo. A Mancha Verde ficou em segundo lugar.

A Empresa Brasil de Comunicação (EBC) lançou em fevereiro o novo site da Agência Brasil, mais moderno e interativo. O lançamento também celebrou os 30 anos do veículo, considerado uma das mais importantes e respeitadas fontes de informação do país. – Agência Brasil – YWD 50851

0 Shares
You May Also Like