Já são 70 os órgãos da Administração Pública Federal direta, autárquica e fundacional que aderiram ao Programa de Gestão Estratégica e Transformação do Estado (TransformaGov). A iniciativa avalia a gestão estratégica das instituições e propõe a implementação de soluções de curto e médio prazo já desenvolvidas pelo Ministério da Economia.

O Ministério da Economia espera otimizar a implementação das políticas públicas, conferir mais eficiência ao gasto público e entregar mais valor à sociedade”, explicou Cristiano Heckert, secretário de Gestão, da Secretaria Especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital
“Para problemas transversais aos órgãos e entidades da Administração, aplicamos soluções já desenvolvidas pela pasta. Já para os desafios singulares dos órgãos, são desenhadas soluções singulares, a partir do esforço conjunto das equipes do TransformaGov e do órgão ou entidade participante”, explicou Cristiano Heckert, secretário de Gestão, da Secretaria Especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital, do Ministério da Economia.

A formalização da adesão da instituição ao TransformaGov se dá por meio da assinatura do Plano de Gestão Estratégica e Transformação Institucional (PGT), documento que traz um conjunto de ações de transformação institucional e um cronograma com os prazos para que sejam implementadas. Se somados, os PGTs das 70 instituições que já aderiram ao programa trazem 1.924 ações de transformação pactuadas.

O programa compreende quatro dimensões: Governança e Gestão Estratégica; Arranjos institucionais e estruturas organizacionais; Processos; e Gestão de Pessoas. “Com isso, o Ministério da Economia espera otimizar a implementação das políticas públicas, conferir mais eficiência ao gasto público e entregar mais valor à sociedade”, detalhou Heckert. – Agência Brasil – YWD 986132