GEF Biogás Brasil lança Programa de Tropicalização

Redação Redação

O projeto GEF Biogás Brasil, liderado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) e implementado pela Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial (UNIDO), lançou o Programa de Tropicalização, que promove parcerias internacionais entre empresas brasileiras e estrangeiras no setor de biogás.

O objetivo do Programa de Tropicalização é promover a transferência de conhecimento e novas parcerias industriais, para adaptar à realidade brasileira (“tropicalizar”) tecnologias e modelos de negócios do setor do biogás já consolidados no mercado internacional.

O programa lançou uma chamada pública para a seleção inicial de oito propostas de empresas estrangeiras capazes de solucionar os principais desafios para o desenvolvimento do mercado brasileiro de biogás e de subprodutos.

O diretor do Departamento de Tecnologias Aplicadas, do MCTI, Eduardo Soriano, ressalta que a produção de biogás tem impacto ambiental positivo, e que a chamada pública do Programa de Tropicalização pode gerar oportunidades para que a comunidade científica e tecnológica também se envolva e trate os desafios enfrentados pelo setor nacionalmente.

Como as empresas podem participar e se beneficiar
O programa tem como meta atender inicialmente a oito propostas encaminhadas por empresas estrangeiras para a formação de parcerias com o mercado brasileiro. As sugestões selecionadas receberão suporte técnico e mentoria de engenheiros brasileiros da área, especializados em tropicalização (nacionalização), estudo de mercado e captação de recursos. A iniciativa também dará suporte para que as empresas identifiquem parceiros locais.

O maior interesse de empresas internacionais deve ser aumentar o portfólio de clientes e expandir o negócio, já que o mercado brasileiro de biogás está em expansão. Entre 2018 e 2019, tivemos um crescimento de 36% no mercado nacional de biogás e, mesmo diante da crise, o agronegócio foi pouco afetado. Então, as ações de biogás – seja aproveitamento elétrico, térmico ou veicular – estão em alta, ainda mais diante de políticas públicas favoráveis, explica Ricardo Müller, especialista em Biogás e consultor da UNIDO.

Para participar da chamada pública, as empresas interessadas podem enviar propostas até outubro de 2021. – Agência Brasil – YWD 990711

A BRASIL EM FOLHAS utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições. Aceitar Consulte mais informação

Política de Privacidade e Cookies