Congresso tem iluminação azul em campanha de conscientização sobre o autismo

0 Shares
0
0
0
0
Luis Macedo/Câmara dos Deputados
Congresso Nacional permanece iluminado de azul até 29 de abril

O prédio do Congresso Nacional (Câmara dos Deputados e Senado) está iluminado de azul como parte das ações do Dia Mundial de Conscientização do Autismo, comemorado em 2 de abril. A iluminação especial permanece até 29 de abril.

O objetivo da data e da campanha, criadas pela Organização das Nações Unidas (ONU), é divulgar informações e conscientizar a população sobre o transtorno, inclusive para repensar os sistemas de educação e treinamentos para garantir às pessoas com autismo oportunidades de concretizar seu potencial.

O autismo – cujo nome técnico é Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) – é uma condição de saúde caracterizada por déficit na comunicação social (socialização e comunicação verbal e não verbal) e comportamento (interesse restrito e movimentos repetitivos). Não há só um, mas muitos subtipos do transtorno.

O TEA afeta o comportamento do indivíduo, e os primeiros sinais podem ser notados em bebês de poucos meses. No geral, uma criança do espectro autista apresenta os seguintes sintomas:

– dificuldade para interagir socialmente, como manter o contato visual, expressão facial, gestos, expressar as próprias emoções e fazer amigos;

– dificuldade na comunicação, optando pelo uso repetitivo da linguagem e bloqueios para começar e manter um diálogo;

– alterações comportamentais, como manias, apego excessivo a rotinas, ações repetitivas, interesse intenso em coisas específicas, dificuldade de imaginação e sensibilidade sensorial (hiper ou hipo).

Estima-se que 70 milhões de pessoas no mundo, 2 milhões no Brasil, sejam diagnosticadas com transtorno do espectro autista.

Confira as Diretrizes de Atenção à Reabilitação da Pessoa com Transtornos do Espectro do Autismo (TEA) do Ministério da Saúde.

0 Shares
You May Also Like