Disponibilizado Plano de Ação para o período 2021-2024

0 Shares
0
0
0
0

Todos os interessados já podem acessar o Plano de Ação para o período 2021-2024 da Câmara Agro 4.0, disponibilizado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). O documento visa a usar conceitos e práticas relacionadas à Agricultura Sustentável, Digital e de Precisão para fomentar ações voltadas à criação e desenvolvimento de soluções para a agropecuária brasileira.

O plano busca ainda evitar a sobreposição de esforços individuais de instituições públicas e privadas para solucionar necessidades e demandas do Agro 4.0 no Brasil, bem como a expansão da internet e outras tecnologias juntamente com serviços inovadores no ambiente rural.

Aprovado no começo de abril pela Câmara do Agro 4.0, coordenada pelo Mapa e pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTIC), em parceria com a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e a Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), o plano tem por objetivo definir as prioridades e os campos tecnológicos, integrando a conectividade, a agricultura e pecuária de precisão, os avanços em inteligência artificial, a mineração de dados, a internet das coisas, entre outras tecnologias, com estratégias digitais.

“O plano norteia as prioridades em termos de políticas públicas para esse grande eixo estratégico que é a agricultura digital”, relata o diretor de Apoio à Inovação para Agropecuária, Cleber Soares.

Importância

A inovação na Agricultura Digital também é importante para introduzir tecnologias digitais nas propriedades, sejam pequenas, médias ou grandes, proporcionando e garantindo mecanismos para que empresas de base tecnológica, startups e integradoras possam criar e desenvolver negócios com novos modelos que podem gerar renda, tanto para as empresas quanto para produtores rurais. Promovendo assim um amplo espaço de atuação e exploração com o auxílio de novas tecnologias.

Agro 4.0

O Agro 4.0 é um programa que promove o aumento da eficiência e da produtividade, como reduzir custos no agronegócio brasileiro, fornecendo apoio financeiro à implantação de tecnologias digitais 4.0 no setor produtivo, especialmente, produtores rurais e agroindústrias.

 

Com informações do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento

0 Shares
You May Also Like