Mais de 5 mil quilos de defensivos agrícolas falsificados são apreendidos no DF

0 Shares
0
0
0
0

Uma ação de fiscalização conjunta entre o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) resultou na apreensão de mais de 5 mil quilos de defensivos agrícolas falsificados. A operação, que ocorreu no Distrito Federal e entorno, teve como alvo produtos armazenados que seriam comercializados aos produtores rurais e utilizados nas lavouras. Por serem produtos sem autorização, o uso poderia acarretar prejuízos aos aplicadores, danos ao meio ambiente e risco à segurança alimentar.

Foram fiscalizadas 11 empresas. Dessas, quatro possuíam grande estoque de produtos vencidos, sem identificação e falsificados. Em uma das empresas foi encontrado um estoque oculto, no qual estavam armazenados os defensivos agrícolas ilegais.

Durante a operação, foram analisados documentos de origem, rótulos, bulas, embalagens e QR Codes de segurança que algumas empresas estão utilizando para identificar a autenticidade dos defensivos agrícolas originais por elas produzidos. Os produtos irregulares foram apreendidos e as empresas responderão administrativamente a processos nos dois órgãos.

No total da operação, foram emitidos quatro autos de infração para as empresas fiscalizadas, com apreensão de 18 marcas de defensivos agrícolas diferentes, sendo cinco delas falsificadas.

Com informações do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento

0 Shares
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You May Also Like