Comissão discute mobilidade urbana e acessibilidade para os idosos; acompanhe

0 Shares
0
0
0
0
Michel Corvello/Prefeitura de Pelotas-RS
Comissão vai debater medidas preventivas no espaço urbano para os idosos

Com o tema “Envelhecimento ativo – Mobilidade e Acessibilidade”, a Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa realiza audiência pública nesta quinta-feira (17), com a presença de especialistas e representante do governo.

A reunião será às 10 horas, no plenário 12, por videoconferência, e poderá ser acompanhada de forma interativa pelo e-Democracia.

Assista também no YouTube

Foram convidados para o debate, entre outros:
– o médico ortopedista e traumatologista, e integrante do Ministério da Saúde, Marcus Vinícius Fernandes Dias;
– a representante da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG) e pesquisadora voluntária da Frente Nacional de Fortalecimento das Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs), Lidiane Charbel Souza Peres;
– as assessoras de gabinete da Secretaria Nacional de Assistência Social do Ministério da Cidadania Mirian Queiroz e Luanna Sousa.

Confira a lista completa de convidados.

Quedas
O deputado Dr. Frederico (Patriota-MG), autor do requerimento para realização da audiência, lembra que, de acordo com a Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG), as quedas em idosos representam um grave problema de saúde, merecendo medidas preventivas, tanto com a adequação de espaços públicos, quanto com o cumprimento das Atividades Básicas de Vida Diária (ABVD) dentro das ILPIs.

Para o deputado, no que tange à mobilidade, à acessibilidade e aos ambientes públicos de convivência e de promoção de atividades físicas em ambientes urbanos, “vislumbra-se a necessidade de debates que igualmente tratem da conformação e aperfeiçoamento de tais espaços ao conceito de envelhecimento ativo”.

0 Shares
You May Also Like