Projeto transfere conselho tutelar do município para a esfera federal

0 Shares
0
0
0
0
Cleia Viana/Câmara dos Deputados
Fábio Abreu: objetivo é garantir a “proteção legal que crianças e adolescentes merecem”

O Projeto de Lei 1526/21 vincula os conselhos tutelares previstos no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) para a esfera do Ministério da Justiça e Segurança Pública. O texto está em análise na Câmara dos Deputados.

Atualmente, os conselhos tutelares são alocados na esfera municipal. Segundo a proposta, caberá ao município apenas a obrigação de disponibilizar local para funcionamento adequado, com serviços de vigia, limpeza e manutenção.

O texto exige ainda a destinação de recursos orçamentários da União para esses conselhos e autoriza o ministério a empregar até 10% dos recursos do Fundo Nacional de Segurança Pública (FNSP) na atividade. Por fim, determina que os conselheiros deverão obrigatoriamente ter diploma de nível superior.

“Todos sabemos as inúmeras dificuldades que os municípios enfrentam, de ordem econômica, fiscal ou administrativa”, disse o autor, deputado Capitão Fábio Abreu (PL-PI). “Tais problemas não podem ser obstáculo impeditivo para a devida proteção legal que crianças e adolescentes merecem”, concluiu.

Tramitação
O projeto tramita em caráter conclusivo e será analisado pelas comissões de Seguridade Social e Família; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Saiba mais sobre a tramitação de projetos de lei

0 Shares
You May Also Like