Beco da Codorna, no Centro de Goiânia, é um espaço revitalizado destacado pela série “É Coisa da Gente”

0 Shares
0
0
0
0

Série “É Coisa da Gente” dessa semana destaca um lugar diferente e alternativo no coração do Centro histórico de Goiânia. Palco de eventos artísticos e culturais, o local também oferece cenários prontos e acabados para belas fotos, mesmo para quem não é profissional do ramo. E o melhor, o lugar é acessível e fica aberto 24 horas por dia.
Escondido em uma viela do trecho central da Avenida Anhanguera, via eminentemente comercial, que rasga a cidade de uma ponta a outra, no sentido Leste-Oeste, fica um lugar cheio de magia e de uma energia toda especial: o Beco da Codorna.
As paredes que dão acesso ao Beco, com desenhos de cores fortes, como é próprio do grafite, entre a Rua 9 e a Avenida Tocantins, já anunciam a vibe descolada do lugar, transformado, em 2014, no primeiro museu de arte urbana, o Upoint.
Além das obras de arte feitas por diversos grafiteiros espalhadas por todos os muros que cercam o Beco, que por si só, já valem uma visita. Antes da pandemia o local abrigava diversos eventos, como shows de artistas locais, feiras, gravação de clipes e até um “Arraiá” para pets beneficente, com doação de ração para animais de rua, foi realizado no Beco, em 2019. Ah! Também um casamento consta do rol de eventos realizados ali.
Até a implantação do Beco da Codorna, a viela era mais uma, entre tantas outras, do Centro de Goiânia, abandonada pelo poder público, sem nenhum uso em benefício da coletividade. O espaço escondido e abandonado acabou sendo apropriado por atividades ilícitas, como o tráfico de drogas e a prostituição.
A transformação da viela num local vivo, pulsante e que levou o público de volta à região, foi idealizada por alunos de Publicidade e Propaganda. Artistas goianos, especialmente os grafiteiros, abraçaram a ideia e, coletivamente, materializaram o projeto. A proposta efetivada no Beco da Codorna mostrou que, com iniciativas simples, é possível concretizar a tão falada e mais ainda, esperada, revitalização da região Central de Goiânia.
Hoje o Beco da Codorna é motivo de orgulho para a população goianiense e é Coisa da Gente. Toda semana você pode conferir nas redes sociais outros lugares, personalidades, traços da nossa cultura, que identificam o povo goiano. A campanha É Coisa da Gente é publicada toda sexta-feira, no Facebook, Twitter e no Instagram da Alego.

0 Shares
You May Also Like