Projeto de Gustavo Sebba pretende instituir em Goiás o Julho Verde, mês de combate ao câncer de cabeça e pescoço

0 Shares
0
0
0
0

O deputado Gustavo Sebba (PSDB) protocolou na Casa o processo 6060/21, relativo a projeto de lei que institui em Goiás o Mês Estadual de Combate ao Câncer de Cabeça e Pescoço – Julho Verde. A matéria já foi encaminhada para análise na Comissão de Constituição e Justiça e posteriormente será deliberada com votação em dois turnos no Plenário.
Em suas justificativas, Sebba, que é médico, explica que os diversos tipos de câncer que afetam cabeça e pescoço, quando somados, representam a segunda causa de morte por doenças no Brasil, ficando atrás apenas dos problemas cardiovasculares. “Além disso, esse tipo de câncer costuma gerar um constrangimento público que afeta bastante a vida social das pessoas acometidas, já que, em regra, não tem como esconder seus tumores quando eles se encontram em uma parte do corpo tão evidente”, afirma.
O parlamentar explica, ainda, que o tratamento é muito caro e complexo, sendo necessário o acompanhamento de inúmeros profissionais, desde cirurgiões e médicos, até dentistas, fonoaudiólogos e psicólogos. “O custo do tratamento afeta principalmente a população de baixa renda, e foi por isso que propus essa campanha, voltada à conscientização, prevenção e enfrentamento de preconceitos que podem ser sofridos pela pessoa com câncer”, esclarece.
O presidente da Comissão de Saúde frisa também que essa é uma campanha que vem sendo reforçada em nível nacional e Goiás não poderia chegar atrasado nesse assunto. “É por isso que, além das ações, também apresentei à Mesa Diretora, o projeto de lei que trata sobre a temática”, observa.
De acordo com Gustavo, a escolha do mês de julho é justificada por ser o mês em que a campanha de combate à patologia é realizada em diversas outras unidades federativas do Brasil. “Além disso, 27 de julho é o Dia Mundial Conscientização e Combate ao Câncer de Cabeça e Pescoço”, explica.

0 Shares
You May Also Like