Série “Isso é Goiás”, nas redes sociais do Parlamento goiano, apresenta a cidade de Rubiataba

0 Shares
0
0
0
0

Fundada em 12 de outubro de 1953, a jovem cidade de Rubiataba está localizada na região leste de Goiás, no Vale do São Patrício, a 200 km da Capital. Com população de aproximadamente 20 mil habitantes, estimada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o município é destaque da semana na campanha “Isso é Goiás”, nas redes sociais do Legislativo goiano.
De acordo com o site da Prefeitura, Rubiataba foi inicialmente habitada por pessoas ligadas às lavouras, no ano de 1945. Em 1949, por iniciativa do Governo do Estado, surgiu o projeto de núcleo habitacional. Pouco depois, em 1950, iniciou a construção da colônia Rubiataba. Na época, a existência da cultura do cafezal nativo dominava a região. Por esse motivo, o município leva o nome de Rubiataba, originário da mistura das palavras rubiácea, conhecida como a família do café, e taba, que na língua tupi significa aldeia.
No período atual, diversas atividades movimentam a economia do município. Um exemplo de destaque é a produção de álcool e de açúcar. Entretanto, a agropecuária ainda se faz presente na região, além de indústrias de móveis, cerâmicas e confecções. O principal rio que compõe o sistema hidrográfico da cidade é o São Patrício, que faz linha divisória com os municípios de Nova América e Itapaci.
Rubiataba é conhecida, ainda, por ter um dos melhores carnavais do interior de Goiás. Marcada por bloquinhos de rua, a festa é uma tradição que leva muitos visitantes à cidade. No segmento religioso, o Santuário Mãe de Deus, construído no alto de uma grande pedra conhecida por “Pedrona”, é destaque na região.
Para ficar por dentro da história dos municípios do estado, acompanhe as redes sociais da Alego. Todos os domingos uma cidade é apresentada na série “Isso é Goiás”, por meio de publicações no Instagram, Facebook e Twitter da Assembleia Legislativa.

0 Shares
You May Also Like