Caminho de Cora é destaque da nova campanha “Nossa história”, nas redes sociais da Casa

0 Shares
0
0
0
0

As redes sociais do Legislativo goiano trazem uma novidade para os seguidores: uma nova série contará, aos sábados, os marcos importantes da história antiga e recente de Goiás. A campanha “Nossa história” vai encher os goianos de orgulho da sua terra e, ainda, contribuir para que conheçam um pouco mais das origens deles. A postagem dessa semana destaca o Caminho de Cora, uma trilha repleta de cores, sabores, tradições e poesia.

Cora Coralina dispensa apresentações. A poetisa, contista, doceira e mulher muito à frente do seu tempo, é referência na Literatura brasileira, no estado e na histórica Cidade de Goiás, a antiga Vila Boa, primeira capital goiana. Nada mais justo que ela dê nome à primeira trilha goiana implantada em Goiás e inserida na Rede Nacional de Trilhas de Longo Curso.

A trilha, de cerca de 300 quilômetros, situada entre Corumbá e a Cidade de Goiás, passa por oito municípios e oito povoados, sendo o único caminho de poesia no mundo. O traçado foi definido a partir de livros e documentos históricos, como o “Relatório Cruls”, elaborado pela Comissão Exploradora do Planalto Central que, ao final do século 19, estudou uma grande área do nosso estado para definir onde seria construída a nova capital do Brasil. Também contou com a colaboração preciosa de moradores da região.

A rota turística para caminhantes e ciclistas cruza as cidades de Corumbá, Pirenópolis, São Francisco, Jaraguá e a Cidade de Goiás, abrangendo, também, os municípios de Cocalzinho, Itaguari e Itaberaí. O Caminho de Cora interliga cidades, povoados, fazendas e atrativos, passando por antigos caminhos. Ao longo da trilha, o visitante faz uma verdadeira jornada pela história, natureza, gastronomia e pela poesia de Goiás.  É não ou é um convite para explorar toda essa plenitude? Quer mais informações sobre a trilha?

0 Shares
You May Also Like