Marcely Gomes/Prefeitura de Manaus Busca ativa de idosos da zona ribeirinha e rural de Manaus para tomar vacina

Comissão discute implementação de políticas públicas para idosos no meio rural

0 Shares
0
0
0
0
A Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa da Câmara dos Deputados promove audiência pública na sexta-feira (13) para discutir a implementação de políticas públicas voltadas para as pessoas idosas no meio rural.

O deputado Vilson da Fetaemg (PSB-MG), que solicitou o debate, lembra que, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a expectativa de vida do brasileiro ao nascer chegou a 76,6 anos em 2019. Os dados mostram que, em 1950, o número de idosos de 65 anos ou mais era de 1,6 milhão; em 2020, passou para 9,2 milhões; e deverá alcançar 61,5 milhões em 2100.

“A velhice no meio rural é pouco estudada. Estima-se que apenas 15% dos idosos brasileiros vivam no meio rural. Entretanto, são notórias as dificuldades enfrentadas por essa parcela da população. Além de um grande índice de analfabetismo, a falta de acesso à saúde pública, à energia e ao saneamento básico
são alguns dos desafios enfrentados por esse grupo populacional”, destaca o deputado.

“Dessa forma, urge a necessidade de políticas públicas específicas para a população idosa do meio rural. É necessário, também, incentivar a realização de pesquisas voltadas a entender o envelhecimento humano no espaço rural”, conclui Vilson da Fetaemg.

Foram convidados para discutir o assunto com os parlamentares:
– o secretário nacional de Promoção e Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa, do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Antônio Fernandes Toninho Costa;
– o presidente do IBGE, Eduardo Luiz Gonçalves Rios Neto;
– representante da Secretaria Nacional de Assistência Social do Ministério da Cidadania;
– representante do Ministério da Saúde; e
– representante da Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (Contag).

0 Shares
You May Also Like