Gustavo Sales/Câmara dos Deputados Lima recomendou a aprovação da proposta

Esporte aprova publicação em tempo real de diálogo de árbitros de evento esportivo

0 Shares
0
0
0
0
A Comissão do Esporte da Câmara dos Deputados aprovou proposta que altera o Estatuto de Defesa do Torcedor para dar mais transparência à arbitragem.

Entre seus pontos, o texto determina a divulgação na íntegra e em tempo real dos diálogos de toda a equipe de arbitragem, feitos por meio de qualquer instrumento de comunicação eletrônica, no momento em que os jogos forem paralisados para discussão e decisão da equipe de árbitros.

Além da divulgação dos diálogos, a entidade responsável pela organização da competição deverá publicar na internet a súmula e os relatórios da partida até o terceiro dia útil seguinte ao da partida.

A legislação vigente já prevê a publicação das súmulas e dos relatórios, mas não dos diálogos.

A proposta também determina que toda a equipe de arbitragem, inclusive os auxiliares em campo e os assistentes fora de campo, seja escolhida da mesma forma que os árbitros principais da partida. O estatuto prevê sorteio, entre aqueles previamente selecionados, ou audiência pública transmitida ao vivo pela internet.

O texto aprovado é um substitutivo apresentado pelo deputado Luiz Lima (PSL-RJ) aos projetos de lei 5572/19, do deputado Dr. Luiz Antonio Teixeira Jr. (PP-RJ), e PL 6228/19, do deputado Chiquinho Brazão (Avante-RJ). Os projetos tramitam em conjunto.

“Em razão das inovações tecnológicas introduzidas na arbitragem em partidas profissionais no futebol, como o VAR [arbitragem com auxílio de vídeo], entendemos meritórias as propostas para garantir transparência também nas comunicações eletrônicas que ocorrem entre os árbitros e que não estão visíveis ou audíveis aos torcedores, e também para a escolha da nova equipe de arbitragem que não fica à vista do torcedor nos estádios”, defendeu Luiz Lima.

Tramitação
O projeto tramita em caráter conclusivo e será analisado agora pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.

0 Shares
You May Also Like