BLH incentiva o aleitamento materno Foto – Erusjhenner

Materno-Infantil alerta para a Semana Mundial do Aleitamento Materno

0 Shares
0
0
0
0

O leite materno é um dos melhores investimentos para salvar vidas! Ele contém todos os nutrientes que um recém-nascido precisa para se desenvolver, além dos anticorpos e glóbulos brancos que previnem as infecções e as doenças.

Diante dessa premissa, foi criado o Agosto Dourado, onde várias ações são realizadas durante todo o mês visando o incentivo à amamentação. Logo no início do mês, de 1º ao dia 7, temos a Semana Mundial do Aleitamento Materno. Este ano o tema da campanha é “Proteger a amamentação: uma responsabilidade compartilhada”.

Para ajudar as mães, com orientações, incentivo e estímulo, existe uma rede de Banco de Leite Humano (BLH) no país. O BLH do Hospital Estadual Materno-Infantil Dr. Jurandir do Nascimento (HMI) é referência no estado. Dispõe de uma equipe preparada para acolher as mães que necessitam de ajuda e também disponibiliza leite humano para recém-nascidos prematuros e de baixo peso, celebrando a importância desse ato de amor, com a promoção e apoio ao aleitamento.

Devido à pandemia do coronavírus e no sentido de evitar aglomerações, o HMI fará uma pequena comemoração com as gestantes e puérperas internadas na unidade, no dia 4 de agosto. Haverá apresentação de vídeo com o tema da campanha, exibição de vídeo do Ministério da Saúde sobre amamentação, roda de conversa com as mães e distribuição de enxoval. “Nosso foco é divulgar ao máximo a importância do aleitamento materno e ajudar as mães que enfrentam dificuldades”, explica a coordenadora do Banco de Leite Humano do HMI, Renata Leles.

Doação de leite

A unidade é abastecida com doações de mães com excedente de leite, que realizam a doação armazenando o produto em casa. Para coletar o material, o BLH conta com o apoio do Corpo de Bombeiros Militar de Goiás, que disponibiliza veículo e profissionais de apoio. As profissionais vão até as residências das doadoras e, além de coletar o leite, fazem um trabalho de orientação às mães. Após ser coletado, o leite é analisado e pasteurizado para que fique em condições sanitárias para o consumo. O leite é então congelado, podendo ficar armazenado por seis meses. O BLH é pioneiro na realização de atividades voltadas para a conscientização da importância do aleitamento materno e da doação de leite, o que contribui com a certificação de “Hospital Amigo da Criança”, concedida por meio da Iniciativa Hospital Amigo da Criança, idealizada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pela Unicef.

Com informações da HMI Comunicação

0 Shares
You May Also Like