Prefeitura lança a super quarta de vacinação contra covid-19 com 21 postos para pedestres

0 Shares
0
0
0
0

Para ampliar as vagas nos postos de vacinação que atendem pedestres, a Prefeitura de Aparecida, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), realizará, a partir de agosto, a Super Quarta da Vacinação Contra a Covid-19. A ação ofertará, todas as quartas-feiras, dependendo da disponibilidade de doses, mais de duas mil vagas via agendamento no aplicativo Saúde Aparecida. O atendimento será em 20 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e na Central de Imunização. A super quarta para aplicação da Dose 1 para pedestres começa neste dia 4 de agosto e ocorrerá das 8h às 17h. Nesses dias, as salas de vacinação das unidades de saúde funcionarão exclusivamente para a Campanha contra a Covid.

Para informar como vai funcionar a força-tarefa da Super Quarta, a superintendente de Atenção à Saúde da SMS de Aparecida, Daniela Ribeiro, atenderá a imprensa, em coletiva, nesta terça-feira, 3 de agosto, às 8h30, no Espaço Multiuso da Cidade Administrativa Maguito Vilela. As vagas serão liberadas até o fim da manhã desta terça (3).

Até agora, Aparecida tem vacinado a população em cinco UBSs e na Central de Imunização, via agendamento, e em dois drive-thrus por livre demanda, totalizando 8 postos. Com esta iniciativa, Aparecida contará com 23 postos de vacinação da 1ª dose, atendendo principalmente um maior número de pedestres, de forma segura e sem aglomeração em vários postos de vacinação descentralizados pela cidade.

A aplicação da segunda dose continua em sete postos, sem necessidade de agendamento, sendo a Central de Imunização, cinco Unidades Básicas de Saúde (Bairro Cardoso, Andrade Reis, Jardim Olímpico, Jardim Florença e Veiga Jardim) e o drive-thru do Aparecida Shopping.

“Nosso objetivo com essa força-tarefa é facilitar o acesso ao serviço de imunização, descentralizando os postos e aproximando cada vez mais a vacina dos moradores. Assim, a cada sete dias, o município terá 21 postos em pleno funcionamento por agendamento e mais dois drives sem agendamento para aplicação da 1ª dose. A aplicação da segunda dose segue normal nos sete postos, nas cinco UBS´s habituais, na Central de Imunização e no drive do Aparecida Shopping”, afirmou a superintendente de Atenção à Saúde da SMS, Daniela Ribeiro.

“Com a pandemia do novo coronavírus e as regras de distanciamento social, desde o início da Campanha de Vacinação contra a covid, Aparecida optou pelo sistema de drive-thru e pela imunização em unidades de saúde com dia e horário marcado. O modelo foi bem aceito e tem conseguido atender as demandas de forma eficaz, tanto que já atingimos 58% da nossa população adulta vacinada com a 1ª dose. Agora, estamos dando um passo a mais para aproximar o serviço da população, principalmente das pessoas que não têm veículo próprio de locomoção”, explica o prefeito Gustavo Mendanha.

O secretário de Saúde, Alessandro Magalhães, afirma que dependendo do estoque de vacinas da cidade, a tendência é que a ampliação dos postos seja cada vez mais frequente e reforça: “Nossa expectativa é que o cronograma divulgado pelo Ministério da Saúde para o mês de agosto seja cumprido e assim possamos avançar com a cobertura vacinal em Aparecida”.

Como funcionará a super quarta

A SMS irá disponibilizar cerca de duas mil vagas para agendamento da vacinação pelo aplicativo “Saúde Aparecida”, para esta quarta-feira. O acesso à ferramenta está disponível no site da Prefeitura (aparecida.go.gov.br). “Com mais oferta de locais de imunização, a população poderá escolher a unidade de saúde mais próxima de sua casa para, no dia e horário marcado, receber o imunizante, de forma rápida, segura e sem aglomeração”, destaca a superintendente de Vigilância em Saúde de Aparecida, Daniela Ribeiro.

A gestora explica ainda que a aplicação da dose 2 na cidade, nesta quarta-feira, ocorrerá normalmente, nas UBS´s dos setores Andrade Reis, Bairro Cardoso, Jardim Olímpico, Jardim Florença e Veiga Jardim, na Central Municipal de Imunização e no drive-thru do Aparecida Shopping: “Para receber a segunda dose não é necessário agendar. Basta procurar um desses sete locais com documento de identidade, CPF e cartão de Vacinação em mãos. Lembro que a dose 2 da Coronovac está disponível exclusivamente na Central e no drive”.

Daniela Ribeiro completa: “para quem tomar a primeira dose na ‘super quarta’, quando chegar a data prevista para a dose 2, essa pessoa poderá procurar a mesma unidade onde recebeu a primeira aplicação”.

Confira as 20 UBS´s da super quarta:

UBS Madre Germana
UBS Mansões Paraíso
UBS Pontal Sul II
UBS Cruzeiro do Sul
UBS Bairro Hilda
UBS Colina Azul
UBS Bandeirantes
UBS Jardim Riviera
UBS Parque Trindade
UBS Retiro do Bosque
UBS Cândido de Queiroz
UBS Anhembi
UBS Boa Esperança
UBS Santo Andre
UBS Andrade Reis
UBS Bairro Cardoso
UBS Jardim Olímpico
UBS Jardim Florença
UBS Veiga Jardim
Centro de Saúde Papillon Park

Nesta quarta, funcionam ainda os seguintes postos:

Central Municipal de Imunização
Drive-Thru da Cidade Administrativa (exclusivamente 1ª dose)
Drive-Thru do Centro de Especialidades (exclusivamente 1ª dose)
Drive-Thru do Aparecida Shopping (exclusivamente 2ª dose)

Os postos de drive-thru funcionam das 8 às 18h, sem necessidade agendamento. A Central Municipal de Imunização também funciona das 8 às 18h, mediante agendamento para dose 1. Já as UBS´s funcionam das 8 às 17h, também mediante marcação para dose 1. No caso da 2ª dose, tanto o drive do Aparecida Shopping quanto as UBS´s e Central não precisam de agendamento para aplicação do reforço.

0 Shares
You May Also Like