Série “Isso é Goiás”, nas redes sociais da Assembleia, apresenta município localizado nas encostas da Serra Dourada

0 Shares
0
0
0
0

A série “Isso é Goiás” nas redes sociais da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) apresentou, neste domingo, 1º, a cidade de Mossâmedes. O município está localizado nas encostas da Serra Dourada, na região Central do estado de Goiás, a 145 km da Capital. Em uma região turística com grande patrimônio histórico e cultural, possui, de acordo com estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), cerca de 4,5 mil habitantes.
De acordo com a prefeitura, Mossâmedes tem mais de 240 anos de idade. Isto porque, apesar de ter sido considerado município apenas em 1953, a comunidade teve início em 1755, a partir de um aldeamento indígena. Anos depois, em 1774, foi reerguida com edificações pelo então governador da Capitania de Goiás, D. José de Almeida Vasconcelos Soveral de Carvalho, para sua residência e escravização dos índios Kaiapós. O local passou a se chamar Aldeia de São José de Mossâmedes.
Ainda conforme o site da prefeitura, em 1780, D. José Joaquim Justiniano Mascarenha Castelo Branco criou a Freguesia de São José de Mossâmedes e essa foi desligada da vizinha cidade de Goiás. Já em 1845, deu-se origem ao Distrito de São José de Mossâmedes, que passou a pertencer ao município de Goiás. Em 1938, pelo Decreto-Lei nº1.233, a região passou a ser chamada apenas de Mossâmedes.
Duas referências de cultura e lazer são bastante conhecidas na cidade: a Igreja Matriz de São José e o Parque Estadual da Serra Dourada. O templo é um monumento histórico construído ainda em 1774, quando Mossâmedes pertencia à província de Goiás. Em 1985, a Igreja Matriz de São José foi homologada como Patrimônio Histórico do Estado de Goiás, pela Lei Estadual nº 9.843.
Já o Parque Estadual da Serra Dourada, tem sua porta de entrada na cidade de Mossâmedes. O local possui grande importância ambiental e oferece atividades ligadas ao ecoturismo. Criado no ano de 2003, o objetivo do parque é preservar as nascentes, a flora, a fauna e as belezas naturais, com destaque para as formações rochosas, conhecidas como cidades de pedra.
Para ficar por dentro da história dos diversos municípios existentes no estado, bem como seus pontos turísticos, acompanhe as redes sociais da Alego. Todos os domingos uma cidade é apresentada na série “Isso é Goiás”, por meio de publicações no Instagram, Facebook e Twitter.

0 Shares
You May Also Like