Bruno Peixoto propõe política de incentivo à construção de cisternas nas propriedades rurais

0 Shares
0
0
0
0

Instituir a Política Estadual de Incentivo e Apoio à Construção de Cisternas nas Propriedades Rurais no Estado de Goiás. É o que pretende o deputado Bruno Peixoto (MDB), líder do governo, com o projeto de lei nº 6916/21, que iniciou tramitação na Assembleia Legislativa de Goiás (Alego).
Ao justificar sua iniciativa parlamentar, Bruno Peixoto ressalta que a sua proposição tem como objetivo principal o aproveitamento das águas pluviais pelos proprietários rurais do estado de Goiás. “Trata-se, portanto, de um projeto abrangente e de grande efetividade, com logística complexa e impactos significativos para a capacitação e mobilização dos proprietários rurais”, coloca o deputado.
E acrescenta: “As drásticas mudanças climáticas atualmente em curso dirigem a atenção mundial para uma possível escassez ou desequilíbrio de distribuição dos recursos hídricos. Essas mudanças fazem surgir a necessidade de uso racional da água, compreendida sua finitude e o dever do Estado de propor caminhos para sua melhor utilização e economia”.
Diz mais: “Além das utilidades evidentes das águas pluviais para as propriedades rurais, as medidas propostas no presente projeto também poderão ser utilizadas para outros fins, como, por exemplo, na pulverização de aviários de frango e na lavagem de estábulos de gado leiteiro, importantes atividades locais”.
E conclui: “Nossa proposta não se limita apenas à construção de cisternas, abrangendo também várias outras medidas benéficas a toda a comunidade rural goiana, como a capacitação de pedreiros e famílias e a formação de multiplicadores em Gestão de Recursos Hídricos e Gestão de Projetos. Por fim, esperamos contribuir para melhorar a qualidade da água consumida pelas famílias goianas e, consequentemente, sua qualidade de vida e incentivar o êxodo rural”.
O projeto foi encaminhado à Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ), da Alego, para apreciação dos deputados.

0 Shares
You May Also Like