Fruto de família com mais de mil espécies estampa campanha nas redes sociais da Alego

0 Shares
0
0
0
0

Série Eu Amo Cerrado desta semana traz em destaque a ata ou fruta-do-conde, que pertence a um grupo de espécies frutíferas de grande valor econômico, mas também com diversas propriedades nutritivas. As postagens são sempre às sextas-feiras no Facebook, Twitter e Instagram da Assembleia Legislativa de Goiás.

Em termos de cores e sabores, o Cerrado é pródigo! São inúmeras espécies, entre elas, muitas  frutíferas, que no seu ciclo natural, primeiro encantam os olhos com uma diversidade de tons, texturas, cheiros e cores das floradas, embriões que, em seguida, eclodem em frutos, capazes de despertar mais um sem fim de sensações visuais, olfativas e gustativas.

Entre os frutos encontrados no Cerrado (mas não só no bioma) está a ata, também conhecida como fruta-do-conde, pertencente a uma “família” de nome diferente, as anonáceas, formada por mais de duas mil espécies, entre elas o araticum, a cherimoia e atemoia. Em comum, têm os gomos ou “carpelos” que formam a casca. De resto, cada espécie tem características próprias de tamanho, sabor, cores das cascas, número de sementes, entre outras diferenças. A predominância da ocorrência das espécies depende da região geográfica.

A ata pode ser consumida in natura e ainda ser usada no preparo de sucos, mousses, bolos, biscoitos, geleias, compotas e outros doces bem saborosos. “Remédio” naturalAlém do paladar, o fruto também é aliado da boa saúde. Rico em nutrientes como fibras, vitaminas B e C e minerais, tem propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias que ajudam a combater a dor e inflamação, aumentar as defesas do organismo e controlar os níveis de açúcar no sangue.

Alguns estudos mostram também que os antioxidantes presentes no extrato aquoso e alcoólico feito com as folhas da fruta-do-conde podem ajudar a regular os níveis de açúcar no sangue, podendo ser um importante aliado na prevenção e no tratamento do diabetes.

A fruta também contém grandes quantidades de potássio, substância que aumenta o relaxamento dos vasos sanguíneos, permitindo que o sangue circule com mais facilidade, o que pode ser muito útil para pessoas que têm pressão alta. Por ser rica em vitamina C, um poderoso antioxidante, estimula a produção de glóbulos brancos, células de defesa essenciais para prevenir e combater infecções, gripes e resfriados e, por isso, a fruta-do-conde ajuda a fortalecer o sistema imune.

Para quem quer emagrecer, o consumo da ata é aconselhável, pois tem poucas calorias. Além disso, é rica em fibras que aumentam a sensação de saciedade e ajudam a reduzir a fome e a perder peso.

0 Shares
You May Also Like