Jeferson Rodrigues propõe ações em benefício de pessoas que sofrem fibromialgia

0 Shares
0
0
0
0

O deputado Jeferson Rodrigues (Republicanos) protocolou na Assembleia Legislativa o projeto de lei n° 7235/21, propondo criar uma política estadual de atendimento, acompanhamento, publicização e prioridades para pessoas que sofrem síndrome de fibromialgia.

De acordo com a proposta, o principal objetivo é a necessidade de acolhimento dos fibromiálgicos, por parte do poder público, oferecendo centros especializados e equipe multidisciplinar. Ainda, a matéria assegura que a rede pública e privada de saúde deverá ser responsável pelo atendimento integral a essas pessoas, que contemplará no mínimo:
I – Atendimento multidisciplinar por equipe composta por profissionais das áreas de medicina, psicologia, nutrição, fisioterapia e acupuntura;II – Acesso a exames complementares; III – Assistência farmacêutica;IV – Acesso as demais modalidades de medicina complementar terapêuticas, tais como: massoterapia, reflexologia e pilates

Jeferson Rodrigues explica que, de acordo com estimativas da Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR), cerca de 5% da população brasileira, aproximadamente sete milhões de pessoas, têm fibromialgia. Ele ainda acrescenta que se trata de uma doença que  atinge em 90% dos casos, mulheres entre 35 e 50 anos, que também sofrem com problemas cognitivos e alteração da memória.

Ele reitera que apresentou o projeto com o objetivo de contribuir para que seja assegurado às pessoas acometidas por esta patologia, acesso a tratamento digno e efetivo, visando minimizar seu sofrimento, além de ações que mitiguem a progressão da doença.

0 Shares
You May Also Like