Charles Bento apresenta proposta para política de reciclagem de resíduos sólidos

0 Shares
0
0
0
0

O deputado Charles Bento (PRTB) apresntou na Assembleia Legislativa de Goiás Alego projeto de lei propondo instituir a Política de Redução, Reuso e Reciclagem de Resíduos Sólidos, a ser desenvolvida na rede pública estadual de ensino. Protocolada com o número 7630/21, a proposição tem por objetivo conscientizar a comunidade escolar sobre a importância da gestão ambientalmente adequada de resíduos sólidos.

O autor da matéria inicia sua justificativa trazendo dados da Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe). De acordo com a entidade, o Brasil gerou 79 milhões de toneladas de lixo, no ano de 2018. Deste total de resíduos produzidos, 30% possuía significativo potencial de reciclagem, porém apenas 3% foi realmente reciclado.

Em nível regional, mais de 85% das cidades do Centro-Oeste realizam o descarte do lixo sólido de maneira inadequada. Já o estado de Goiás, com 0,58, em uma escala que vai até 1, teve o pior desempenho em todo o País no que se refere ao descarte do lixo urbano.

“A falta de políticas públicas é o principal fator para esse baixo desempenho. Nesse sentido, com a aprovação da proposta, haverá incentivo para a redução, reuso e reciclagem dos resíduos sólidos, visando um meio ambiente ecologicamente equilibrado para as atuais e futuras gerações, nas cidades do estado de Goiás”, argumenta Charles Bento.

O projeto de lei foi encaminhado à Secretaria de Apoio Legisltivo para seguir tramitação.

0 Shares
You May Also Like