O projeto de lei nº 4790/19, de autoria da deputada Delegada Adriana Accorsi (PT), que cria o Fórum Intersetorial da Política da Cultura da Paz, foi aprovado em primeira votação nesta quarta-feira, 26. A matéria altera a Lei 18.692, de 4 de dezembro de 2014, que instituiu a Política da Cultura da Paz em Goiás.
Na proposta, a parlamentar detalha a composição do fórum, a ser formado por representantes de diversas instituições e conselhos, além de secretários(as) estaduais e municipais das áreas de Educação, Cultura, Segurança Pública, Saúde e Assistência Social. O texto ressalta “a importância da intersetorialidade na promoção da cultura da paz, reunindo vários setores do governo estadual, dos governos municipais e entidades organizadas da sociedade civil”.
A matéria é fruto de uma interlocução com o Sindicato dos Trabalhadores em Educação no Estado de Goiás (Sintego), que na campanha “A Educação pede Paz”, entre outras sugestões, reivindica a criação desse espaço de discussão como uma ação preventiva contra a violência nas escolas. “Nos últimos anos o estado de Goiás ganhou destaque no cenário nacional por conta da violência em suas escolas ou com alunos das unidades escolares. Casos envolvendo alunos dos Colégio Estadual Jardim América, Colégio Goyases, Colégio Estadual 13 de Maio em Alexânia, e recentemente a morte do coordenador da Escola Estadual Céu Azul, em Valparaíso de Goiás, são alguns dos exemplos dessa violência”, contextualiza a parlamentar na justificativa do projeto.
Criação do Fórum Intersetorial da Política da Cultura da Paz é aprovada pelo Plenário em 1ª fase
Compartilhe