Os parlamentares da Câmara Municipal de Aparecida de Goiânia, durante a 170ª Sessão Ordinária, nesta terça-feira, 07, aprovaram a propositura da prefeitura, que institui o Dia Municipal do Quadrilheiro Junino, em cumprimento do PL n° 065/2022.
Com o objetivo de prestar homenagens aos profissionais artísticos da Cultura Junina Aparecidense, o projeto do Poder Executivo visa demonstrar a importância da preservação do patrimônio cultural imaterial do município de Aparecida de Goiânia, neste caso, por meio das Quadrilhas Juninas, garantindo um registro dessa memória. A data será celebrada anualmente em 27 de junho, três dias após o Dia de São João.
O Quadrilheiro Junino é o profissional que utiliza meio de expressão artística dançada, cantada ou falada transmitida por tradição popular durante o período de comemoração das festas juninas. Atualmente, na maior parte do território nacional, com destaque no Norte e Nordeste, existem diversos grupos de quadrilhas com bastante componentes cada, chamados de quadrilheiros.
Durante audiência pública realizada no dia 17 do último mês, na Câmara Municipal, quando o projeto de lei estava em tramitação, o presidente da Federação de Quadrilhas Juninas do Estado de Goiás, Thiago Henrique, declarou que a cultura junina também se intensificou no estado, sobretudo, em Aparecida de Goiânia.

“A cultura junina cresceu e amadureceu no centro-oeste, uma vez que temos quadrilhas campeãs de Arraiá Brasil. Aparecida de Goiânia já representou Goiás em diversos estados e foi bem qualificada”, afirmou Thiago Henrique.
Em justificativa, o prefeito Vilmar Mariano reconhece a importância das festas juninas e dos quadrilheiros para a cultura brasileira.
“As quadrilhas juninas representam uma das manifestações mais marcantes da nossa cultura, demonstrando o quanto o brasileiro é capaz de recriar tradições a nós legadas pelos povos que constituíram o Brasil. Mais do que uma prática cultural, as festas juninas se transformaram em atrações turísticas, atraindo visitantes a cada ano”, de acordo com Vilmar Mariano.
Departamento de Comunicação