O Brasil celebra neste dia 16 de fevereiro o Dia Nacional do Repórter. A data homenageia os profissionais cuja função passa pelo ato de pesquisar, investigar, entrevistar, interpretar e tratar dados utilizando técnicas próprias dos textos jornalísticos. Esses profissionais são responsáveis por alimentar, diariamente, os noticiários, seja por meio dos programas de rádio, TV, jornais impressos ou via internet. O bom repórter está sempre em alerta, atento.
Mais do que profissionalismo, a função requer coragem para ser exercida. Infelizmente, muitos dos profissionais ainda convivem com a censura e perseguições, sejam elas no âmbito político, militar ou institucional. Ser repórter é dedicar a vida pelo coletivo, pela boa informação.
Seu trabalho, muitas vezes, é interpretado como arte. Isso se justifica pela forma com que é produzido. Acontece que a escrita desses textos precisa ser interessante o suficiente para prender a atenção dos leitores, ouvintes ou espectadores. Existem repórteres de política, esportes, educação, cidades, mundo, economia, cultura entre outros, todos focados em um único propósito: registrar os acontecimentos da maneira mais precisa e ética possível.
Em tempos de internet, porém, a profissão que já não era fácil se tornou ainda mais desafiadora. Acontece que muitos produtores de conteúdo não levam à sério os princípios da reportagem e acabam divulgando materiais sensacionalistas, que provocam grandes impactos na vida em sociedade. Por isso, é tão importante saudar os verdadeiros profissionais que exercem o jornalismo de maneira ética neste dia 16 de feveriro. Nunca é demais lembrar que esse trabalho é crucial e melindroso por ter o poder de transformar a opinião pública. Não é à toa que a imprensa também se tornou conhecida popularmente como o quarto poder.
Resultados
Por falar no brilhantismo da atividade jornalística , é oportuno destacar que Portal de Notícias da Assembleia Legislativa se revelou, mais uma vez, um importante canal de comunicação com a população. Com noticiário alimentado por jornalistas comprometidos com a qualidade da informação, o portal encerrou a 19ª Legislatura com 119.787 visitas no mês de janeiro de 2023.
O início do corrente ano foi marcado pela posse do governador Ronaldo Caiado (UB) e a votação de proposituras em sessões extraordinárias realizadas em virtude da autoconvocação da Casa para votar matérias do Poder Executivo, o que manteve o Portal com sua média de visualizações registradas em outros meses de maior volume de atividades legislativas. O mês de dezembro, outro mês atípico, alcançou 108.178 visitas.
O total de visitantes únicos em janeiro foi de 97.201, os quais visualizaram 211.608 páginas, resultando uma média de 1,77 página por visita. A duração média de cada acesso foi de 1 minuto e 20 segundos. O Portal, também, mostrou que têm ampliado seu público-alvo, sendo que, ao todo, 74,29% das visitas no mês foram de visitantes novos.
As notícias do novo quadro de deputados eleitos e com informações sobre a posse e deles foram as mais acessadas, somando 13.149 cliques. Já o Portal Transparência, que faz a divulgação dos dados e informações relativos à execução orçamentária, financeira e dos processos em tramitação na Alego, foi o site mais visitado do Portal com 1.195 cliques.