A Assembleia Legislativa de Goiás sediou, nessa quarta-feira, 8, a cerimônia de posse do novo procurador-geral de Justiça, Cyro Terra Peres, para o biênio 2023/2025. A solenidade aconteceu no auditório Carlos Vieira, situado no saguão do Palácio Maguito Vilela, e marca o início de um novo ciclo na chefia do Ministério Público de Goiás (MPGO), data na qual se encerra o mandato de Aylton Flávio Vechi.
Em discurso de despedida, o Aylton Vechi destacou o sentimento de gratidão ao Parlamento goiano por abrir as portas para a realização do evento. “Meus profundos agradecimentos ao líder parlamentar que preside essa Casa, deputado Bruno Peixoto (UB), por permitir realizarmos essa importante solenidade neste magnífico espaço que confere dignidade e respeito”, enfatizou Vechi, que evidenciou conhecer a “capacidade, competência, maturidade e disposição” de Cyro Terra para o exercício do cargo.
A cerimônia contou com a presença do governador Ronaldo Caiado (UB), da primeira-dama Gracinha Caiado, do vice-governador de Goiás, Daniel Vilela (MDB) e do prefeito de Goiânia, Rogério Cruz (Republicanos). E ainda: o presidente do Tribunal de Justiça de Goiás (TJGO), desembargador Carlos Alberto França, procuradores goianos e de outros estados e demais autoridades.
Na ocasião, o novo procurador-geral de Justiça evidenciou sua satisfação em função do momento e listou os principais projetos que terá pela frente. “Queremos colocar o Ministério Público mais a serviço da sociedade. O nosso objetivo é para que o cidadão seja cada vez mais bem atendido”, declarou Cyro Terra.
“Que possamos lutar cada dia mais pela efetivação dos direitos de todos, combater a criminalidade e exercitar, de maneira atuante, todas as funções do órgão, com a utilização de métodos inovadores, da tecnologia e da força que brota do trabalho dos colegas, promotores e procuradores de justiça, que têm como ideal defender o povo de Goiás”, acrescentou o profissional.
Cyro Terra contou, dentre outros, com o desejo de êxito do presidente da Alego, deputado Bruno Peixoto, que reforçou o compromisso da Casa de Leis com todas as instituições goianas. “Tivemos a satisfação de sediarmos hoje aqui na Assembleia essa cerimônia, que dá início a um novo ciclo no Ministério Público do Estado de Goiás. Desejo uma excelente gestão ao procurador-geral recém empossado e reforço que o Legislativo continuará caminhando em sintonia com os órgãos autônomos para, juntos, continuarmos fazendo de Goiás uma referência nacional”.
Ao fazer coro com o parlamentar, o governador Ronaldo Caiado salientou, ainda, a importância da solenidade, realizada no Parlamento goiano, e do trabalho prestado pelo órgão. “É um evento que tem um simbolismo enorme. Temos aqui a representação do Ministério Público no estado de Goiás, Dr. Cyro, que assume, a partir de agora, o lugar de um profissional que muito nos ajudou nos meus últimos quatro anos de governabilidade, Dr. Aylton Vechi”, ponderou.
Currículo
Natural de Bebedouro (SP), Cyro Terra é formado pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo em 1994. Ingressou no Ministério Público de Goiás (MP-GO) em agosto de 1995, atuando como promotor de Justiça substituto em Niquelândia e Rio Verde entre 1995 e 1996. Neste ano e até 1998, respondeu pela Promotoria de Justiça de Mozarlândia, seguindo para a Promotoria de Justiça de Ivolândia, entre 1998 e 1999, e a Promotoria de Justiça de Rubiataba de 1999 a 2007.
Em seguida, assumiu a 67ª Promotoria de Justiça de Goiânia, atuando junto ao Tribunal do Júri entre 2007 a 2016. O próximo procurador-geral de Justiça de Goiás também exerceu a função de promotor de Justiça corregedor entre 2011 e 2015. Em 2016, assumiu a 75ª Promotoria de Justiça de Goiânia, com atuação na área da infância e juventude até 2019.
Entre 2017 e 2019, Cyro foi assessor jurídico-administrativo na Subprocuradoria-Geral de Justiça para Assuntos Institucionais e ocupa, desde 2019, o cargo de subprocurador-geral de Justiça para Assuntos Administrativos. Atualmente, é titular da 96ª Promotoria de Justiça de Goiânia.
Apoiado por Aylton Flávio Vechi, Cyro foi o segundo mais votado, com 214 votos, na eleição realizada pelo MP-GO, no início do mês. Entre as atribuições do procurador-geral de justiça estão a definição das políticas e prioridades do Ministério Público estadual, além de representar o órgão em instâncias superiores do poder judiciário. Cyro Terra Peres assume o cargo em um momento de grandes desafios para o Ministério Público, que tem atuado intensamente em diversas áreas, como a defesa dos direitos humanos, a proteção ao meio ambiente e o combate à corrupção.
Alego sediou, em solenidade nesta 3ª-feira, 8, a posse do novo procurador-geral de Justiça de Goiás, Cyro Terra Peres
Compartilhe