Nesta quarta-feira, 8 de março, a Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego) será palco da cerimônia de posse do novo procurador-geral de Justiça, Cyro Terra Peres, para o biênio 2023/2025. O evento marca o início de um novo ciclo na chefia do Ministério Público do estado, data na qual se encerra o mandato de Aylton Flávio Vechi. A solenidade acontece às 17 h, no auditório Carlos Vieira.
Cyro Terra Peres é natural de Bebedouro (SP), formado pela faculdade de Direito da Universidade de São Paulo em 1994. Ingressou no Ministério Público de Goiás (MP-GO) em agosto de 1995, atuando como promotor de Justiça substituto em Niquelândia e Rio Verde entre 1995 e 1996. Neste ano e até 1998, respondeu pela Promotoria de Justiça de Mozarlândia, seguindo para a Promotoria de Justiça de Ivolândia, entre 1998 e 1999, e a Promotoria de Justiça de Rubiataba de 1999 a 2007.
Em seguida, Cyro assumiu a 67ª Promotoria de Justiça de Goiânia, atuando junto ao Tribunal do Júri entre 2007 a 2016. O próximo procurador-geral de Justiça de Goiás também exerceu a função de promotor de Justiça corregedor entre 2011 e 2015. Em 2016, assumiu a 75ª Promotoria de Justiça de Goiânia, com atuação na área da infância e juventude até 2019.
Entre 2017 e 2019, Cyro foi assessor jurídico-administrativo na Subprocuradoria-Geral de Justiça para Assuntos Institucionais e ocupa, desde 2019, o cargo de subprocurador-geral de Justiça para Assuntos Administrativos. Atualmente, é titular da 96ª Promotoria de Justiça de Goiânia.
Apoiado por Aylton Flávio Vechi, Cyro foi o segundo mais votado, com 214 votos, na eleição realizada pelo MP-GO, no início do mês. Sua posse acontece em uma sessão solene que contará com a presença de diversas autoridades políticas e jurídicas do estado.
Entre as atribuições do procurador-geral de justiça estão a definição das políticas e prioridades do Ministério Público estadual, além de representar o órgão em instâncias superiores do poder judiciário. Cyro Terra Peres assume o cargo em um momento de grandes desafios para o Ministério Público, que tem atuado intensamente em diversas áreas, como a defesa dos direitos humanos, a proteção ao meio ambiente e o combate à corrupção.
A cerimônia de posse do novo procurador-geral de Justiça será aberta ao público e também poderá ser acompanhada por meio de transmissão ao vivo pela internet.
Novo procurador-geral de Justiça será empossado nesta tarde em solenidade que ocorre na Assembleia Legislativa
Compartilhe