A Assembleia Legislativa do Estado de Goiás promoveu, na noite desta segunda-feira, 13, sessão solene em homenagem à Comissão da Advocacia Jovem (CAJ), da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Goiás (OAB – GO), com a entrega, a seus membros, do Certificado do Mérito Legislativo. Realizada por iniciativa do deputado Virmondes Cruvinel (UB), a cerimônia aconteceu no plenário Iris Rezende, do Palácio Maguito Vilela.
Os trabalhos foram conduzidos por Virmondes Cruvinel, que dividiu a mesa com o procurador da Associação dos Procuradores do Estado de Goiás, Tomaz Aquino, representante do presidente, Claudiney Rocha. Também fez parte a presidente da Comissão da Advocacia Jovem da OAB-GO, Tatiany Borges da Mata.
Em seu discurso de abertura da solenidade, Virmondes destacou a importância do trabalho do advogado, que, segundo ele, assim como os deputados, também fazem um trabalho de cunho político. “A política não se faz apenas com partidos, mas também em atividades classistas, como é o caso da OAB e da Associação dos Procuradores”, afirmou.
O deputado manifestou sua intenção de continuar homenageando os advogados nos próximos anos. “Que a cada ano possamos fazer o registro de novos profissionais e estimular outras pessoas a vir para essa realidade. Sigamos com essa vontade de fazer a diferença, principalmente nesse momento em que o Brasil está dividido por causa de posições partidárias e até de times de futebol”, salientou.
Mas a participação na política pelas vias tradicionais também foi outro ponto destacado pelo parlamentar, que conclamou os profissionais do Direito a participarem diretamente do processo legislativo. “Convido vocês a servir ao público do lado de cá, com sugestões e projetos de lei que façam a diferença na vida das pessoas. Nessa semana, por exemplo, conseguimos aprovar projeto de lei sobre o empoderamento feminino. Meu desejo é que essa caminhada seja duradoura”, assinalou.
O procurador Tomaz Aquino fez um breve discurso onde também exaltou o trabalho do advogado. “A advocacia é uma da profissões mais nobres. Quando um profissional, com seus conhecimentos técnicos, tira uma pessoa do desespero, muitas vezes está salvando uma vida”, ressaltou.Tatiany da Mata falou em nome dos homenageados, quando ressaltou que a sessão solene se traduzia num momento histórico. “A fixação da data representa grande avanço, pois é o reconhecimento do trabalho da advocacia jovem goiana, que se fortalece e conquista cada vez mais espaço. Hoje, mais de 40% da advocacia goiana é composta por profissionais com até 5 anos de registro na OAB. Quanto mais enaltecermos a credibilidade e a autonomia da jovem advocacia, mais valorizada será toda a advocacia do estado de Goiás”, disse.
Segundo ela, a OAB Goiás possui a sensibilidade de reconhecer as dificuldades enfrentadas e o esforço empreendidos pelos jovens profissionais da área. “No ano passado executamos inúmeros projetos e pretendemos executar mais ao longo desssa gestão”, afirmou.
A CAJ tem por intuito desenvolver políticas específicas aos recém inscritos na instituição e integrá-los ao mercado de trabalho. Assim, o foco principal da comissão é ampliar os conhecimentos necessários para encarar os desafios de início de carreira. A homenagem aconteceu às vésperas do Dia Estadual da Advocacia Jovem, celebrado anualmente todo dia 14 de março.
Jovens advogados do estado são homenageados na Assembleia, numa iniciativa do deputado Virmondes Cruvinel
Compartilhe