Primeira deputada a ocupar a tribuna durante o Pequeno Expediente na sessão ordinária dessa terça-feira, 14, Bia de Lima (PT) disse que recebeu, no dia de ontem, na Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), o Fórum Estadual de Educação. A parlamentar revelou que já apresentou projeto de lei, na Casa, propondo a recomposição do Fórum, a exemplo do que está sendo feito com o Fórum Nacional de Educação, que vai ser refeito pelo presidente Lula.
Em seguida, a deputada afirmou que abordaria algumas questões que estão preocupando os servidores públicos. Uma delas é a aprovação do reajuste da planilha do Ipasgo, em 18,34%. Lima disse que o aumento assustou os servidores de todas as categorias estaduais, mas em especial, os funcionários da rede estadual de educação. De acordo com a deputada, isso porque o piso salarial está em vigor em 14,95% e a categoria está negociando e argumentando, com o governo, sobre a necessidade do pagamento do piso na carreira.
Bia explicou que não se reajusta somente os salários dos que estão ganhando abaixo do piso, porque nos últimos 4 anos, as perdas da categoria chegaram a 42%. Ela entende que dessa forma, em pouco tempo, não haverá mais carreira em Goiás, porque a diferença entre o início e o fim da carreira, será de pouco mais de R$ 100.
Para ela, o reajuste da tabela do Ipasgo vai atingir especialmente, aqueles que esperavam ter um reajuste e não tiveram. Ela disse que é preciso compreender que o plano precisa ter equilíbrio financeiro, mas os que estão pagando também não podem ser prejudicados.
Para finalizar, Bia de Lima, retomou a promessa feita de citar diariamente, os nomes dos prefeitos que estão pagando o piso salarial para a educação. Na sessão de hoje, ela citou o prefeito de Rio Verde, Paulo do Valle, que segundo ela, desde o ano passado, está pagando integralmente o piso na carreira, que é o que mais interessa à categoria. E lembrou ainda do prefeito de Professor Jamil, Ney Fábio Novaes, que é um município pequeno, mas que também está honrando o piso salarial da educação.
Reivindicações dos servidores da Educação são destacadas por Bia de Lima
Compartilhe