A Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) realiza na manhã desta quinta-feira, 16, a partir das 9h, no auditório 2 da Casa, uma audiência pública para debater a revogação do Novo Ensino Médio e discutir uma nova proposta para este que é o período mais importante da vida escolar dos jovens. O evento é promovido pela deputada Bia de Lima (PT) e contará com a participação de especialistas da área de educação, professores, estudantes e demais interessados no tema.
O Novo Ensino Médio foi instituído em 2017, por meio da Lei nº 13.415/2017. Conforme o cronograma, as mudanças começaram a ser colocadas em prática no ano passado, com alterações significativas na estrutura e organização do ensino médio brasileiro, como a ampliação da carga horária, a flexibilização curricular e a ênfase na formação técnica e profissionalizante. No entanto, desde sua implementação, o Novo Ensino Médio tem sido alvo de críticas e polêmicas.
Durante a audiência pública, serão debatidos diversos temas relacionados à revogação do Novo Ensino Médio, como a falta de diálogo e participação da comunidade escolar na elaboração da reforma, as condições precárias do trabalho dos professores, a ampliação das desigualdades sociais e educacionais, entre outros aspectos.
O objetivo do evento é abrir o diálogo com a sociedade civil, a comunidade escolar, os profissionais do magistério, as equipes técnicas dos sistemas de ensino, os estudantes, os pesquisadores e os especialistas do campo da educação para a coleta de subsídios para a tomada de decisões em relação ao novo modelo.
A participação na audiência pública é aberta a todos os interessados e a entrada é gratuita. A Alego reforça o compromisso em promover debates e discussões importantes para a sociedade goiana e convida a todos para participar do evento.
A revogação do Novo Ensino Médio é tema de audiência pública que acontece logo mais, às 09:00h, na Alego.
Compartilhe