Nesta quinta-feira,16, a Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) realiza uma audiência pública para discutir as diretrizes do Novo Ensino Médio. A iniciativa é da deputada Bia de Lima (PT), e conta com a participação da pró-reitora Kamila Rodrigues, representando o reitor da Universidade Federal de Jataí.
Durante sua fala, Kamila Rodrigues expressou sua felicidade em poder discutir as diretrizes do Novo Ensino Médio, uma vez que, segundo ela, não houve espaço para debate durante a aprovação da proposta. A pró-reitora ressaltou que o Novo Ensino Médio traz fatores importantes que precisam ser analisados com cuidado e que, se o currículo está sendo modificado, é necessário olhar também para a formação dos professores.
Kamila Rodrigues destacou que a Universidade Federal de Jataí é resistência à medida que está sendo implementada e que, em virtude disto, montou uma comissão para fazer força e ser ouvida na questão. Para ela, não basta ter uma política pública bonita no papel, mas é preciso que ela seja efetiva nas salas de aula. “Para isso, é necessário valorizar a formação dos profissionais da educação, e esse é o grande desafio”, destacou.
A audiência pública tem como objetivo debater as diretrizes do Novo Ensino Médio, que foi instituído pela Lei nº 13.415/2017, e que prevê uma maior flexibilização no currículo, com ênfase em cinco áreas do conhecimento: Linguagens, Matemática, Ciências da Natureza, Ciências Humanas e Formação Técnica e Profissional.
A deputada Bia de Lima destaca a importância do debate sobre o tema, uma vez que ele afeta diretamente a vida dos estudantes e dos profissionais da Educação. A audiência pública conta com a presença de representantes de diversas entidades ligadas à educação, como professores, estudantes, sindicatos e organizações da sociedade civil.
Todos estão tendo a oportunidade de expor suas opiniões e debater o Novo Ensino Médio, contribuindo para uma discussão ampla e plural sobre o tema.
Audiência na Alego debate o Novo Ensino Médio com a participação da pró-reitora da Universidade Federal de Jataí
Compartilhe