Entrevistado pelo repórter Murilo Santos para o programa Ação Parlamentar da TV Alego, o deputado Jamil Calife (Progressistas), representante da região Sudeste, aproveitou sua participação para abordar aspectos da infraestrutura logística de Goiás, e sobre sua primeira missão no Parlamento estadual, que foi a relatoria da propositura do Poder Executivo que criou gratificações para valorizar os profissionais da Educação. A entrevista pode ser conferida na grade de programação da TV Alego, no canal 3.2 da TV aberta, no Portal https://portal.al.go.leg.br/ e no canal da Alego, no YouTube.
Com a bandeira do desenvolvimento econômico, Jamil Calife foi eleito para seu primeiro mandato parlamentar com 38.248 votos, sendo o 12º candidato mais votado entre os 41 eleitos para a Assembleia Legislativa, quando foi apoiado pela base aliada do prefeito de Catalão, Adib Elias. Médico, especializado em Psiquiatria e empresário das áreas médico-hospitalar e imobiliária, Jamil já conquistou outra importante tarefa como deputado estadual. Será o representante da Assembleia no Conselho Deliberativo dos Índices de Participação dos Municípios (Coíndice), que define a divisão do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) destinado aos municípios goianos.
O legislador abriu a entrevista comemorando muito e afirmando ter tido seu mandato contemplado com o anúncio, pela Agência Goiana de Infraestrutura e Transporte (Goinfra), das obras de duplicação das rodovias GO-020, de Bela Vista até Pires do Rio, e GO-330, de Pires do Rio a Catalão.
“É uma notícia de uma vida toda, é uma notícia que vai transformar de uma vez por todas essa região, a mais importante do nosso estado. Temos que entender que Goiás não tem um grande portal de entrada, que liga Goiânia a São Paulo. E essa obra vai conectar as duas capitais com estradas 100% duplicadas, via Triângulo Mineiro. E teremos um grande portal na cidade de Catalão, trazendo as cidades de Ipameri, Pires do Rio e, consequentemente, Bela Vista e Goiânia. A gente tem a felicidade de participar desse processo e, agora com o governador Ronaldo Caiado, contemplando não só nossa região como todo o estado com essa obra. E sempre levamos ao presidente Bruno Peixoto esse anseio, precisávamos muito do apoio dele e tivemos. Iniciamos o mandato dele com uma grande economia na Assembleia, dando nossa contribuição, e devolvendo ao Tesouro recursos para poder pagar o projeto estrutural para a duplicação ”, comentou.
Calife repercutiu também sobre sua missão de relatar o projeto de lei que cria gratificações no âmbito da Secretaria da Educação. Após seu relatório favorável e ratificação pelo Plenário da Casa de Leis, a proposição recebeu a sanção do governador Caiado e foi publicada como Lei Estadual nº 21.793. A legislação cria a Gratificação de Estímulo à Efetiva Regência de Classe (Geerc) e a Gratificação de Coordenação Pedagógica (GRATCP) para valorizar os profissionais da Educação.
Sua redação aponta que a Geerc é destinada a professores do ensino fundamental e médio pelo desempenho da função de regência em sala de aula e terá valor de R$ 1.111,54 para até 18 mil docentes. Já a GRATCP será paga a coordenadores pedagógicos, com valor de até R$ 700, para até 2 mil coordenadores.
“Foi um privilégio para nós e uma responsabilidade muito grande relatar um projeto como esse que já no mês de fevereiro mudou a vida de tantos servidores. É o professor se sentindo valorizado, é o professor recebendo aquilo que ele merece. Porque o professor é o grande condutor que leva uma criança, um jovem e um adulto à vida. Ele é o responsável por gerar o conhecimento e, muitas vezes, contribuir para a formação da personalidade do aluno. Sempre tive, na vida empresarial, próximo da Educação e entendo a mesma como a grande propulsora do desenvolvimento”, arrematou.
Deputado Jamil Calife fala suas propostas de mandato durante programa “Ação Parlamentar”, da TV Alego
Compartilhe