A trajetória do Senado na realização e na divulgação de ações para promover a igualdade de gênero foi reunida nas páginas do livro Equidade de Gênero no Senado Federal: Um relato da mudança da cultura organizacional por meio da ação gerencial. O lançamento aconteceu na quarta-feira (15), na Biblioteca da Casa.
A obra foi organizada pela diretora-geral do Senado, Ilana Trombka, pelo assessor técnico da Secretaria de Gestão de Pessoas (SEGP), Paulo Meira, e pela vice coordenadora do Comitê de Equidade de Gênero e Raça, Maria Terezinha Nunes. O resultado final contou com a contribuição de 19 autores, entre colaboradores da Casa e pesquisadores.
— Esta obra serve para reconhecermos e nos lembrarmos o que fizemos. Serve também para outros órgãos poderem se inspirar, porque já temos um caminho trilhado. Equidade não é só coisa de mulher. Enquanto for, é porque não conseguimos penetrar no âmago da sociedade — discursou Ilana.
Os artigos contam um pouco da história das ações de equidade e também sobre o impacto gerado na cultura organizacional da Casa. A pesquisadora Lucelena Oliveira, responsável pelo capítulo de encerramento, celebrou a iniciativa e espera que ela reverbere em outras esferas da sociedade.
— O setor público precisa servir de exemplo para essas práticas se desdobrarem em cascata no setor privado. Nesse sentido, ter o registro escrito é imprescindível — elogiou.
Rede ativa
Paulo Meira explicou que o livro cumpre os compromissos estabelecidos nos objetivos estratégicos e diretrizes administrativas da Casa.
— Essas meta foram instituídas na carta de compromissos e estão materializadas no livro. Ele está em consonância com o compromisso da memória e o da igualdade — detalha.
Maria Terezinha recordou os primórdios do Comitê de Equidade e celebrou não apenas o lançamento como os diversos avanços institucionais em prol da igualdade ao longo dos últimos anos.
— Quem me perguntar quais iniciativas tivemos, vou sempre indicar esses textos e pontuar que nessas páginas estão apenas os primeiros passos de uma trajetória perene e salutar do Senado — disse.
Além de convidados e parte dos autores, esteve presente o senador Laércio Oliveira (PP-SE).
Livro registra ações de equidade de gênero e mudança de cultura no Senado
Compartilhe