O presidente do Sindicato dos Professores do Estado de Goiás (Sinpro), Railton Nascimento Souza, participa na manhã desta quinta-feira, 16, da audiência pública promovida pela deputada estadual Bia de Lima (PT), no auditório 2 da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego). O objetivo do evento é discutir o Novo Ensino Médio, tema que tem gerado polêmica em todo o País.
Durante sua participação no debate, Railton destaca a importância de se discutir um novo marco legal para o ensino médio, mas ressalta que é preciso cuidado para não voltar ao modelo do passado. “Queremos um novo marco legal, mas isso não significa também voltar ao modelo do passado, é preciso, portanto um debate para que se chegue em um modelo que respeite a educação pública. Já temos, inclusive, um ótimo modelo a seguir, que é o dos Institutos Federais de Ensino”, afirma o presidente do Sinpro.
Além disso, Railton critica a forma como o Novo Ensino Médio foi estabelecido no País. “Levar à frente um modelo de ensino médio que foi construído e estabelecido com base em uma medida provisória, retrato de um governo que não tinha compromisso com educação e ciência, é inaceitável. Essa questão afeta o futuro de todo o País”, diz.
A audiência pública conta com a participação de diversos representantes da sociedade civil, professores, estudantes e políticos. O objetivo do debate é buscar soluções para os desafios da Educação no Brasil e em Goiás, em especial no que se refere à implementação do Novo Ensino Médio.
O Novo Ensino Médio, instituído pela Lei nº 13.415/2017, tem como objetivo flexibilizar o currículo escolar, permitindo que os estudantes escolham as disciplinas que desejam estudar e possam se aprofundar em áreas específicas de seu interesse. A reforma também prevê a ampliação do tempo de estudo e a formação técnica e profissional dos estudantes.
Presidente do Sindicato dos Professores de Goiás participa de audiência pública sobre o Novo Ensino Médio
Compartilhe