No dia 15 de março de 1983, Vilmar Rocha assumia, pela primeira vez, o cargo de deputado estadual, dando início a uma carreira política das mais respeitadas de Goiás. Após dois mandatos como deputado estadual, cinco na Câmara Federal, várias vezes secretário de Estado e ter fundado dois partidos, Vilmar Rocha voltou à Assembleia Legislativa de Goiás para ser homenageado pelos 40 anos de vida pública. Depois da homenagem no Plenário Iris Rezende, o presidente estadual do Partido Social Democrático (PSD) falou sobre sua trajetória à TV Alego.
A inspiração para a entrada na vida política veio do pai, Paulo da Silva Rocha, líder político da cidade de Niquelândia, onde Vilmar Rocha nasceu. Em 1970, se mudou para a Capital para cursar Direito, na Universidade Federal de Goiás (UFG). Nesse período, começou a militar no movimento estudantil e a partir daí não deixou mais a política.
Na entrevista, Vilmar Rocha lembrou, ainda, que essa era uma época em que a sociedade se mobilizava em prol do fim da ditadura e da volta da democracia, movimento que ele também integrou.
Foi justamente nessa transição que ele se elegeu deputado estadual pela primeira vez, em 1982. À jornalista Monalisa Carneiro ele fez questão de ressaltar a defesa da democracia como o melhor regime político existente até hoje, porque ele assegura a liberdade e os direitos individuais, o que protege o cidadão da violência do Estado e do Governo. “A democracia tem suas imperfeições que precisam ser corrigidas, mas a ditadura é uma ilusão”, disse ele.
Rocha afirmou também que o seu maior orgulho é a trajetória política ilibada que construiu nesses 40 anos. Segundo ele, mesmo tendo ocupado tantos cargos, nunca teve questionamentos, nem problemas com a Justiça. E acredita que esse resultado se deve às escolhas que fez por todos esses anos.
Para ele existem os bons políticos, que se preocupam e trabalham pelo coletivo e os maus políticos, que atuam na defesa de seus interesses, de sua família e de seu grupo político.
Além disso, o ex-deputado acredita que, quem está na vida pública, precisa pautar suas ações dimensionando o que é de curto, médio e longo prazos, mesmo que as iniciativas que não tenham resultado imediato não sejam compreendidas pela sociedade. “Precisamos atender às necessidades imediatas do cidadão, como água, asfalto e mobilidade, por exemplo, mas o estadista tem que tomar decisões que mudam as estruturas”, assegurou.
Ele citou como exemplo a educação brasileira, que entende como sendo uma área que precisa de mudanças profundas e radicais, no sentido de preparar os alunos para o mundo que está surgindo, que já está sendo moldado por grandes transformações tecnológicas, a exemplo da inteligência artificial.
Por fim, ao ser perguntado sobre que conselho daria aos jovens iniciantes na política, Vilmar Rocha recomendou que as pessoas se pautem por seus valores. “A política é provisória, ela muda, os valores, não, porque eles decorrem da natureza humana. Faça tudo que não te perturbe intimamente. O que acha que está certo, que está de acordo com seus valores”, orientou.
O programa Alego Entrevista com Vilmar Rocha vai ao ar na programação da TV Alego, no canal digital 3.2 , canal 8 da NET Claro TV e pelo canal da Alego TV, no YouTube.
Programa Alego Entrevista,que está no ar na Tv Alego, aborda os 40 anos de carreira política de Vilmar Rocha
Compartilhe