Proposta do deputado Coronel Adailton (Solidariedade), o Parlamento goiano analisa a possível instituição do selo de responsabilidade social “Pró Mulher”. A iniciativa visa reconhecer e, portanto, estimular empresas, entidades governamentais e sociais que desenvolvam ações de estimulo à formação e inserção no mercado de trabalho de mulheres vítimas de violência doméstica.
Segundo o texto do projeto nº 255/23, o referido selo teria validade anual, podendo ser prorrogado continuamente por igual período. As empresas ou entidades que forem agraciadas com o reconhecimento poderão utilizá-lo fisicamente, em suas instalações, em plataformas digitais, em sua publicidade e em produtos.
Para ter direito ao “Pró Mulher”, será necessário atender uma série de requisitos, como, por exemplo, manter ambiente de trabalho compatível com a integridade física e emocional da mulher e promover a igualdade de gênero em termos salariais. Ou, então, ofertar cursos de capacitação para mulheres vítimas de violência doméstica ou sexual e auxiliar a criação de creches.
“Os consumidores, cada vez mais, têm optado pela aquisição de produtos e serviços de empresas comprometidas com causas sociais, razão pela qual vislumbra-se, no selo de responsabilidade social “Pró Mulher” uma boa oportunidade de valorização da força de trabalho feminina”, explica o parlamentar, na justificativa.
Para Adailton, é, também, uma chance de fomentar a defesa de boas condições de trabalho para as trabalhadoras, bem como incentivar a proteção de seus direitos, “além de propiciar-lhes acolhimento em momentos difíceis como os que advém da violência doméstica e dos assédios morais e sexuais”.
O projeto de lei aguarda análise do relator Issy Quinan (MDB) na Comissão de Constituição, Justiça e Redação. Caso aprovado pelo colegiado, poderá seguir para apreciação, em duas fases pelo Plenário da Alego. Se concluir este trâmite com sucesso, segue para possível sanção do Executivo.
Reconhecimento às empresas que estimulem empregabilidade de mulheres tramita na Alego
Compartilhe