A Escola do Legislativo do Parlamento goiano promoveu, nessa terça-feira, 18, o segundo dia de curso de Redação Oficial voltado aos servidores da Casa. As aulas ocorrem na segunda e quarta-feira, no período matutino, e na terça e quinta-feira, no período vespertino, da presente semana, na sala de aula 1 do Palácio Maguito Vilela.
O curso é ministrado pela servidora da Casa e mestre em literatura, professora Kamila Lopes Moraia Cobos. “O objetivo é melhorar a comunicação dentro do serviço público”, pontua a profissional, com a afirmativa de que todo texto utilizado no âmbito da administração pública é considerado redação oficial, dotada de linguagem impessoal e objetiva, num formato direto, a fim de resguardar, transferir, validar, eliminar ou informar atos normativos.
“A finalidade é trabalhar essas produções e, sobretudo, a linguagem textual, para trazer mais eficiência, celeridade e conhecimento para os servidores”, salienta Kamila, com a ressalva de que documentos como ofícios, memorandos e relatórios são construídos com base no manual de redação da Presidência da República. Além disso, a Constituição Federal de 1988 determina que a linguagem oficial deve seguir os princípios de legalidade, moralidade e eficiência.
Dentre os temas considerados de maior urgência, estão, de acordo com a professora, pronomes de tratamento adequados, em especial os mais utilizados no Poder Legislativo, além do direcionamento correto de informações. O curso tem a duração de oito horas-aula, com a entrega de certificado para os participantes.
Escola do Legislativo promove segundo dia de curso voltado para Redação Oficial
Compartilhe