Foi instalada nesta terça-feira, 18, na Alego, a Frente Parlamentar em Defesa dos Servidores Públicos, que tem como coordenador o deputado Karlos Cabral (PSB).
Iniciada a sessão, foi aprovado o regimento da Frente, que terá 11 integrantes – além de Cabral, os deputados André do Premium (Avante), Bia de Lima (PT), Coronel Adailton (Solidariedade), Del. Eduardo Prado (PL), Gugu Nader (Agir), Gustavo Sebba (PSDB), Major Araújo (PL), Mauro Rubem (PT), Wagner Camargo (Solidariedade) e Antônio Gomide (PT).
Em fala na sessão, Bia de Lima correlacionou a defesa dos servidores públicos à defesa da manutenção do regime jurídico do Instituto de Assistência dos Servidores Públicos de Goiás, o Ipasgo. “Temos, aqui na Frente, que nos debruçar sobre essa pauta, que nesse exato momento preocupa não só os servidores públicos do Estado, mas também seus agregados”, afirmou, propondo um plebiscito a respeito da situação do Ipasgo.
Outra demanda levantada pela deputada petista foi a retomada da liberação das funções, com remuneração a cargo do Estado de Goiás, de servidores para exercício de mandato classista.
Coronel Adailton, que na sessão foi eleito vice-coordenador da Frente, sugeriu que se crie um canal de comunicação, como um grupo de WhatsApp, para permitir a comunicação direta entre os parlamentares da Frente e os servidores públicos.
Comentando a fala de Coronel Adailton, Karlos Cabral sugeriu emenda no regimento para que entidades participem desta Frente – a participação da sociedade civil é algo característico de frentes parlamentares.
Sobre o Ipasgo, Cabral afirmou que “tem dúvidas sobre a transformação do Ipasgo em um Serviço Social Autônomo (SSA)”, e que para mais referências sobre o tema seria valioso conhecer in loco o Sistema de Assistência à Saúde instituído em 2022 no Estado do Paraná.
Outro tema que esteve em pauta foi a possibilidade de abolir o limite de frentes das quais um deputado da Alego pode participar, posição que Karlos Cabral defendeu na Frente Parlamentar em Defesa dos Servidores Públicos e defendera também em outras ocasiões.
Instalada, Frente Parlamentar em Defesa dos Servidores Públicos aborda Ipasgo e ampliação do debate com funcionários
Compartilhe