O Plenário aprovou, em segunda votação, o processo de nº 493/23. A matéria, enviada ao Legislativo pela Governadoria, autoriza a abertura de crédito especial à Secretaria Estadual da Retomada. O projeto viabiliza a abertura do crédito especial no valor de dezenove milhões de reais, que serão usados para cobrir despesas a serem executadas pela Secretaria de Estado da Retomada e, também, pelo Fundo Estadual de Assistência Social (FEAS), com o objetivo de executar os recursos vinculados ao Fundo de Combate e Erradicação da Pobreza e os demais recursos do Fundo Protege Goiás.
Conforme os argumentos da Secretaria de Estado da Economia, o projeto apresenta necessidade da abertura do crédito especial para sustentar a implementação do Programa Crédito Especial Social, cujas despesas não estavam previstas no orçamento da Secretaria da Retomada, uma vez que, quando foi sancionada a lei que criou a pasta, a proposta orçamentária para 2023 já estava em tramitação na Assembleia Legislativa, por isso, não foi prevista a ação para a execução do Programa Crédito Social.
O documento, ainda, coloca que o projeto tem o intuito de investir no fornecimento de oportunidades da área de profissionalização e empreendedorismo e assim diminuir a desigualdade social e econômica, com práticas de inclusão social para as famílias goianas, por meio de instrumentos de suporte financeiro.
A Procuradoria Setorial da Retomada conclui que a matéria atende aos requisitos previstos na Legislação e esclarece também que não há qualquer outro tipo de impedimento no conjunto de normas jurídicas.
Plenário dá sinal verde a projeto que garante crédito especial à Secretaria da Retomada
Compartilhe