A “Tarde Cultural’ dessa semana na Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) teve como atração a banda Pop Eye, que tocou clássicos do pop rock nacional e internacional, como “Blues da piedade”, de Cazuza e “Heavy Metal do Senhor”, de Zeca Baleiro.
A apresentação desta quarta-feira, 19, marcou ainda o início da parceria da Secretaria de Cultura da Casa com o Instituto Olhos da Alma Sã, que vai trazer para o Palácio Maguito Vilela, uma vez por mês, o projeto “Pela Vida”, que atua na prevenção do suicídio e promoção da saúde mental, por meio da arte.
Segundo a chefe da Seção de Atividades Culturais da Alego, Ana Rita, o objetivo da parceria é o Legislativo abraçar e fortalecer o projeto, diante da necessidade de cuidar da saúde mental, especialmente, de crianças e adolescentes.
O guitarrista da banda, Jorge Monteiro de Lima, que também é psicanalista e fundador do Instituto Olhos da Alma Sã, revelou que a ideia é trazer para os shows do projeto, estilos diversificados de música, sempre na perspectiva de chamar a atenção para o aspecto psicológico das pessoas. “A campanha ‘Pela Vida’ é itinerante, ocorre em vários lugares e agora passa a acontecer também aqui na Assembleia, uma vez por mês. Precisamos olhar com mais carinho para a saúde mental. Nós vivemos aí uma crise na educação, por exemplo, que não é uma questão apenas de violência, mas, principalmente de saúde mental”, diz ele.
Ana Rita antecipou que no próximo mês, a Casa vai realizar ainda, por meio de iniciativa do deputado Mauro Rubem (PT), a Semana da Saúde Mental, com a exibição de filmes que tratem da temática, terminando com uma audiência pública para discutir o assunto.
A apresentação dessa quarta-feira também foi marcada pela presença de jovens aprendizes do Instituto Isbet, que vieram conhecer a sede do Poder Legislativo e participar das atividades culturais que acontecem na Casa. Além da apresentação musical, o prédio está sediando as exposições “Elementos” do artista Paulo Gil e “Uma Vida Simples”, de Marcos Rezende.
Para a estudante Júlia Maria Carlos Gomes, a experiência foi inédita. “É a primeira vez que eu venho na Assembleia Legislativa e a primeira que visito uma exposição de arte, então foi bem interessante”, disse a jovem.
Sensação parecida foi do jovem aprendiz Davi Soares, de 16 anos. “A gente poder entrar no plenário, que só vemos pela televisão, foi algo diferente”, afirmou.
E até para o vocalista da Pop Eye Matheus Meirelles, a apresentação também foi uma oportunidade de conhecer a nova sede do Poder Legislativo. Além do espaço físico, ele ficou encantado com o ambiente “cercado de arte por todos os lados”. “Foi uma experiência única, primeiro porque eu nunca tinha entrado no prédio. Chegar aqui e me deparar com essa cena artística, foi algo maravilhoso. Tocar no meio dessas exposições, eu me senti privilegiado, uma energia, uma atmosfera bem positiva. Não vejo a hora de voltar”, pontuou o músico.
O projeto “Tarde Cultural” acontece todas as semanas na Assembleia Legislativa, dentro da política implementada pela nova gestão de apoiar e incentivar a arte e a cultura feita em Goiás.
Pop rock anima “Tarde Cultural” da Alego. Plateia teve jovens aprendizes que conheceram as atividades artísticas na Casa
Compartilhe